Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 28 de agosto de 2008

UM URSO DE PELUCHE “COUTURE”

A empresa alemã de brinquedos Margarete Steiff associou-se a Karl Lagerfeld para produzir um urso de peluche que lembra o designer com os seus distintivos óculos de sol, leque, fato preto e camisa branca.

Esta colaboração especial é limitada a 2500 ursos, que estarão à venda em Setembro nas lojas Neiman Marcus, nos Estados Unidos, por 1500 dólares cada.

A Alta Costura alia-se ao mundo dos brinquedos!


A HISTÓRIA DE MARGARETE STEIFF

Margarete Steiff nasceu em 1847 na cidade alemã de Giengen. Com um ano e meio de idade, ficou imobilizada das pernas e com o braço direito debilitado. Três anos mais tarde foi dado o diagnóstico: paralisia infantil. Com a ajuda das irmãs e amigos foi para a escola e aos 17 anos fez um curso de costura.

Em 1874, o seu pai transformou um espaço da casa numa pequena alfaiataria e com os primeiros lucros comprou uma máquina de costura. Margarete fundou o seu próprio negócio e começou a vender roupa e objectos para casa. Depois de ver um pequeno elefante numa revista de moda, tirou o molde e fez dele um alfineteiro. O sucesso foi imediato, especialmente junto das crianças, que queriam o elefante como brinquedo.

Em 1880, Margarete fundou a Steiff e em seis anos o elefante vendeu mais de 5 mil unidades. Margarete passou a desenhar os próprios modelos e em 1893 o catálogo da empresa incluía também macacos, cavalos, porcos, ratos, cães, gatos. Em 1902, o seu sobrinho, que também trabalhava na empresa, criou um urso de peluche com braços e pernas que se moviam. Inicialmente, Margarete não acreditava muito na ideia, mas concordou que ele apresentasse a criação na feira de brinquedos de Leipzig. O sucesso começou quando um comprador americano fez uma encomenda de 3 mil ursos.

A partir de 1906, as vendas de ursos de peluche nos EUA dispararam e estes passaram a ser conhecidos pelo nome de "Teddy Bear". Em 1907, a empresa tinha 400 funcionários, 1800 home workers e produziu mais de 1,7 milhões de brinquedos, incluindo 970 mil teddy bears.

Margarete Steiff morreu aos 61 anos, mas a sua empresa ainda existe e continua a distinguir-se pelos seus de ursos de peluche de tradição e qualidade.

1 comentário:

Anónimo disse...

Se um dia lançar uma linha de sunglasses, com certeza que vou querer o Kaiser nos spots! lool