Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 2 de junho de 2009

KARL LAGERFELD E A PAIXÃO PELO BALLET

Karl Lagerfeld, director criativo da casa Chanel e grande aficionado do ballet, desenhou um vestido exclusivo para a primeira bailarina do Ballet Nacional Inglês, Elena Glurdjidze, usar durante a representação de "A Morte do Cisne", que comemorará o centenário da primeira performance da companhia de Serge Diaghilev, "Ballets Russes", no Teatro de Châtelet (Paris). Esta grande companhia influenciou todas as formas do ballet contemporâneo, e os seus vinte anos de existência (de 1909 a 1929) entraram para a história da dança com o nome de Época de Diaghilev. O espectáculo comemorativo está agendado para o próximo dia 16 de Junho no teatro londrino Sadler's Wells, e será repetido a 30 de Junho na Catedral de St. Paul.

Lagerfeld comentou: “Desde a minha infância que me impressionam as antigas imagens de Anna Pavlola a dançar “A Morte do Cisne”. E acrescentou: “A Ballets Russes influenciou-me muito”. Por seu lado, a bailarina declarou que “a aparência equivale a 50% da representação, por isso é muito importante levar um vestido bonito”.

O vestido desenhado pelo “Kaiser da Moda” foi criado nos ateliers de Lemaire - um dos sete ateliers de artesãos que foi adquirido pela Chanel, juntamente com Desrues, Massaro, Michel, Lesage, Goossens e Guillet – e a sua confecção, à base de tule e 2500 plumas, demorou 100 horas.

Karl Lagerfeld segue, assim, os passos de Coco Chanel, que desenhou o guarda-roupa para “Le Train Bleu” em 1924 e “Apollon Musagete” em 1929, em Paris. A criadora também apoiou o fundador da Ballets Russes, Serge Diaghilev, para voltar a pôr em cena “A Morte do Cisne” após a 1ª Guerra Mundial, em 1919.

Sem comentários: