Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

ADEUS ALEXANDER MCQUEEN

O mundo da Moda está de luto e consideravelmente mais pobre. O genial designer britânico Alexander McQueen foi hoje encontrado morto no seu apartamento, em Londres. A sua morte, aos 40 anos, ocorre a poucos dias do início da Semana de Moda de Londres e a um mês da apresentação da sua nova colecção em Paris.

McQueen suicidou-se oito dias após a morte da sua mãe, com quem mantinha uma relação bastante próxima. Há três anos suicidou-se também Isabella Blow, amiga íntima do designer que o descobriu e ajudou a alcançar a fama. Segundo fontes próximas, McQueen não superou as perdas e enforcou-se.

Alexander McQueen nasceu numa grande família, em Stratford, a este de Londres, e cedo se inseriu nos círculos da moda. Começou a sua carreira como modelista aos 16 anos, num alfaiate de Saville Row. Partiu para Milão, onde trabalhou para Koji Tatsuno e Romeo Gigli. De volta a Londres, ingressou na St Martin’s School of Art, onde se licenciou em 1992. No ano seguinte abriu o seu atelier, alcançando de imediato o estatuto de enfant terrible, pelos seus desfiles extravagantes, pelos seus desfiles extravagantes, que misturavam arte, moda, tecnologia e som. Rebelde e criativo, McQueen era um designer de excelente técnica, destacando-se entre as suas inovadoras criações as calças bumster. Vestiu celebridades como Rihanna, Sarah Jessica Parker e Lady Gaga. Foi também o criador da imagem da capa do álbum Homogenic, de Björk. Em 1996 foi contratado pela casa Givenchy, sucedendo a John Galliano na direcção criativa da tradicional casa parisiense, onde permaneceu até 2000. Ganhou o prémio de melhor designer britânico quatro vezes.

A 18 de Janeiro apresentou a colecção de menswear Outono/Inverno 2010/2011, na semana de Moda de Milão. Em suspenso fica a colecção que apresentaria em Paris, no próximo mês.

O nosso caloroso adeus ao grande génio da moda. As suas extraordinárias criações ficarão para sempre na nossa memória.








3 comentários:

Maria Ana disse...

Até estou arrepiada. Era mesmo um génio e muito novo...que pena.

www.thebeautylover.blogspot.com

Artur Casaca disse...

Curiosamente tive oportunidade de jantar em Portugal com o amigo deste grande estilista, o James Lavelle, poucos dias depois deste para além de ter estado no seu estudio com Vivianne Westwood ter assinado uma compilação que foi oferecida num destes desfiles aqui em video,- que ainda não tinha apreciado. Tive conhecimento da triste noticia pela V/ newsletter e dou-vos os parabéns por tudo o que fazem pela moda. Um bem haja para a organização da Moda Lisboa.

Rui disse...

UM GÉNIO. R.I.P.