terça-feira, 29 de Junho de 2010

ESTORIL FASHIONART FESTIVAL | ROYAL VINTAGE BAZAAR

No próximo fim-de-semana, o Jardim da Parada em Cascais será o ponto de encontro perfeito para apreciadores de vintage. Integrado na programação do Estoril FashionArt Festival, o Royal Vintage Bazaar - uma organização do Estoril FashionArt Festival em parceria com a Hitmag - apresenta uma selecção criteriosa de artigos vintage, numa incursão pela história da moda em que o vestuário e os acessórios são os convidados de honra. Glamour de outros tempos é o mote desta instalação que reúne no mesmo espaço uma apurada selecção de peças do conceituado Rudy Cohen, lado a lado com os players do vintage português.

/ Rudy Cohen
/ A Outra Face da Lua
/ Chouchou
/ El Dorado
/ Rosas do Equador
/ Teresa Bustorff


Uma reinterpretação de tendências antigas, numa abordagem moderna e contemporânea a transmitir nos dias 3 e 4 de Julho, das 10h às 20h, no Jardim da Parada. A entrada é livre.

segunda-feira, 28 de Junho de 2010

ALEXANDRA MOURA ABRE LOJA TEMPORÁRIA EM LISBOA

“Nómada” foi o nome escolhido por Alexandra Moura para a sua pop-up store, lançada em 2008. Trata-se de uma loja temporária, um espaço de cariz urbano que visa incentivar a cultura em diversas cidades do país, uma plataforma de promoção e divulgação de trabalhos de diferentes áreas do design nacional e de lançamento de novas tendências.

A cidade de Lisboa é a 3ª etapa desta mostra multidisciplinar. Depois de passar pela Figueira da Foz, em 2008, e por Braga, em 2009, a pop-up store chega agora à capital. Nómada estará aberta até ao final do mês de Agosto no Príncipe Real, de 2ª feira a Sábado, entre as 10h30 e as 20h00.

Para além das criações de Alexandra Moura, a loja contará também com as participações de: aforestdesign, Alma Gémea por Raquel Castro, Ana Baleia, Andreia Proença, A Vida Portuguesa, Boa Boca Gourmet, Boca-Audiolivros, Dino Alves, Fernanda Pereira, Flor Caveira, Hugo da Silva, Sandra Guerreiro, Storytailors, Tela Bags e Valentim Quaresma, entre outros.

Como marca dinâmica e inovadora, que aposta no design e no estilo de vida urbano, a SEAT volta a associar-se a esta iniciativa.


NÓMADA #3 LISBOA
Rua D. Pedro V, 77
Tel: 213 142 511

www.myspace.com/nomadaalexandramoura

CONVERSE APRESENTA NOVA COLABORAÇÃO MUSICAL

Depois da campanha “You’re Here”, a Converse reforça o seu compromisso como catalizador da criatividade, criando uma colaboração musical exclusiva com três músicos de estilos distintos, denominada Three Artists. One Song. O núcleo desta iniciativa é uma canção nova e original criada em exclusivo para a marca, por Bethany Cosentino dos Best Coast, Kid Cudi e Rostam Batmanglij dos Vampire Weekend, que será lançada no dia 7 de Julho e estará disponível para os fãs de música em todo o mundo através de downloads gratuitos em www.converse.com.pt. Para além da sua colaboração na música, cada um dos artistas participou na criação de um videoclip, que será apresentado também este Verão.

O vídeo de Bethany Cosentino dos Best Coast, é o primeiro da série de três filmes e acompanha a princesa indie do lo-fi pop na sua primeira tournée europeia, na qual descobre Hamburgo (Alemanha) e fala sobre o clima quente da costa Oeste norte americana e das canções com ar ensolarado de praia dos anos 50 e 60, que a inspiraram para criar a sua própria música.

Segundo Geoff Cottril, Director de Marketing da Converse, “Bethany é uma das artistas mais seguidas da actualidade. Ela deu-se a conhecer a todo o mundo nos últimos seis meses, graças ao seu estilo musical refrescante e sincero, pelo que a sua participação nesta nova colaboração era indiscutível. Ela traz o ar fresco da Costa Oeste dos Estados Unidos ao tema e estamos realmente satisfeitos com a sua participação na criação desta canção.”

O segundo vídeo explora a vida de Kid Cudi e as influências que o tornaram num dos artistas pioneiros da cena musical actual. O vídeo descobre Cudi na sua cidade natal, Cleveland, e dá uma visão única da sua trajectória artística.

“Kid Cudi é um dos artistas mais inovadores de hoje. O seu estilo ecléctico e a sua capacidade para transformar melodias intemporais na sua própria música destacam-no dos outros músicos. Na Converse apoiamos sempre a criatividade e as suas anteriores colaborações já foram êxitos. A frescura criativa que Kid Cudi traz a este novo projecto, irá converter o tema num grande sucesso”, declarou Geoff Cottrill.

Para ver os vídeos visite http://www.converse.com.pt/

sexta-feira, 25 de Junho de 2010

ESTORIL FASHIONART FESTIVAL | SPOT

ESTORIL FASHIONART FESTIVAL | SPLASH / DESFILE

Splash não engana ninguém. O Estoril FashionArt Festival presta homenagem a todos os mergulhos deste Verão. Dia 4 de Julho pelas 22h00, os jardins da piscina do Hotel Estoril Palácio, a preferida de Ian Fleming, assistem ao desfile das propostas de swimwear português com a apresentação das propostas dos Designers de Moda Ana Salazar, Dino Alves, José António Tenente, Katty Xiomara e Miguel Vieira com a direcção artística de Cátia Ye77a Carlos Castel-Branco e a participação especial de Claudia Gilabert, Gisela Moron, Irina Rodriguez, Laia Blanco e Anna Tarrés Campà.

FOTOS: Dino Alves; José António Tenente; Katty Xiomara

ESTORIL FASHIONART FESTIVAL | SPORTIVE / DESFILE

No desporto o desempenho é fundamental mas está escrito algures que, depois de tudo, é o estilo que fica. Na Marina de Cascais, dia 4 de Julho pelas 19h00, sports and sportsmen da Costa do Estoril são homenageados em Sportive, desfile que coordena, através de um exercício de styling, os equipamentos da prática do automobilismo, da vela, do ténis, do golf e da hípica, do skate e do surf, com as propostas de urban sport das colecções Verão 2010 de marcas de referência.


Art Direction e Styling: Susana Marques Pinto e Xana Guerra

Marcas Participantes: Adidas, Aldo, André ópticas, ASW, BOSS Green, Converse, Diesel, Ermenegildo Zegna, Façonnable, Fashion Clinic, Fred Perry, Havaianas, Insight, Lacoste, LEE, Levi's, Lightning Bolt, Loja das Meias, Luxottica (Burberry, Persol, Prada, Ray Ban Vogue), Maresia, Nike, Nike golf, Oficina Mustra, Porsche Design, Puma, RIP CURL, Salsa, Sports Zone, Tommy Hilfigher.

quinta-feira, 24 de Junho de 2010

ESTORIL FASHIONART FESTIVAL | CINEMA DOC / INSTALAÇÃO

O Estoril FashionArt Festival apresenta, no auditório Casa das Histórias Paula Rego e no lounge da Marina de Cascais, uma selecção de filmes e documentários que perspectivam a Moda e os seus mundos.


ENTRADA LIVRE


PROGRAMA / HORÁRIO

AUDITÓRIO CASA DAS HISTÓRIAS PAULA REGO

2 DE JULHO / 6ª FEIRA


15h00

The Day Before - Loïc Prigent (4x52')
Ep. 1 - Sonia Rykiel
Ep. 2 - Proenza Schouler
Ep. 3 - Fendi by Karl Lagerfeld
Ep. 4 - Jean Paul Gaultier

Marc Jacobs & Louis Vuitton - Loïc Prigent (82')


4 DE JULHO / DOMINGO

14h30

The September Issue
- R.J.Cutler (90')
(Com o apoio da Vogue Portugal)

Who Are You Polly Maggoo? - William Klein (101')

Signé Chanel - Loïc Prigent (130')

Ep. 1 - L'attente
Ep. 2 - Le doute
Ep. 3 - Les Rites
Ep. 4 - Les veillées
Ep. 5 - La collection


LOUNGE DA MARINA DE CASCAIS

30 DE JUNHO A 11 DE JULHO, das 13H00 às 21H00


Provas de Contacto - William Klein (33x13')

Babalon - Joana Linda (7’)


THE DAY BEFORE um documentário de Loïc Prigent (EUA, 2009) - 4x52'
THE DAY BEFORE, de Loïc Prigent é um documentário em quatro partes, todas elas com as mesmas regras: um importante criador, um crucial desfile e as últimas 36 horas que antecedem esse momento. Jean Paul Gaultier, Sonia Rykiel, Proenza Schouler e Karl Lagerfeld para a FENDI, deixam que a câmara de Loïc Prigent entre onde nunca ninguém pode ir e filme o que nunca ninguém viu: o esforço e o caos das últimas horas antes da perfeição.





MARC JACOBS & LOUIS VUITTON um documentário de Loïc Prigent (França, 2007) - 82'
A marca Louis Vuitton é um venerável símbolo de luxo e riqueza em todo o mundo. Marc Jacobs, o seu director criativo, é um dos mais influentes designers da sua geração, que faz com que esse símbolo não perca o seu allure. MARC JACOBS & LOUIS VUITTON é um retrato inteligente, divertido, íntimo e inesperado dessa relação entre o criador e a marca, a arte e o negócio, as ideias e o concreto. Com Naomi Campbell, Sofia Coppola, Uma Thurman e Sharon Stone...







THE SEPTEMBER ISSUE um documentário de R.J.Cutler (EUA, 2009) - 90'
Anna Wintour, a lendária directora da Vogue americana é uma das mais poderosas e controversas figuras da Moda mundial. O realizador R.J. Cutler teve um acesso sem precedentes aos bastidores da preparação da Vogue de Setembro de 2007, a maior edição de sempre - com mais de 800 páginas e 13 milhões de exemplares vendidos - da publicação conhecida como a "Bíblia da Moda". Cutler revela a sabedoria com que Anna Wintour gere uma equipa dispersa pelos Estados Unidos e Europa e como inspira os seus colaboradores a uma devoção apaixonada pela revista. No epicentro do furacão de September Issue está também Grace Coddington, a directora criativa e génio da Moda com quem Anne Wintour partilha há mais de vinte anos os destinos da Vogue americana.





WHO ARE YOU POLLY MAGGOO? um filme de William Klein (França, 1966) - 101'
Depois de uma década como o mais subversivo fotógrafo de Moda da Vogue Americana, William Klein (Nova Iorque, 1928) realizou a sua incursão à Alta Costura francesa. A elegância e o grotesco juntam-se para retratar Polly Maggoo (Dorothy MacGowan), modelo americana em Paris, presa fácil de um obsessivo jornalista de televisão e de uma editora de moda (Grayson Hall) em tudo semelhante a Diana Vreeland. Em 1966 a primeira obra de ficção de Klein desmontou, elegantemente, parte de uma instituição que ele próprio ajudou a criar.






SIGNÉ CHANEL um documentário de Loïc Prigent (França, 2005) - 130'
Em SIGNÉ CHANEL o realizador Loïc Prigent documenta a evolução da colecção de Alta Costura Inverno 2004 da casa Chanel. Prigent estrutura o seu filme em cinco capítulos que acompanham as diferentes fases da criação de Lagerfeld e da sua equipe, desde os esquiços iniciais à sua concepção por sábias costureiras, passando pelas intermináveis provas e terminando no desfile de apresentação. Signé Chanel é, além de um raro retrato da Alta Costura, a homenagem a uma arte em extinção.

















PROVAS DE CONTACTO um documentário de William Klein (França, 2000-04) - 33x13'
Numa série imaginada por William Klein e produzida pelo canal de televisão ARTE, os mais importantes fotógrafos de diferentes gerações analisam o seu trabalho. Algumas das mais icónicas, belas, marcantes ou terríveis fotografias do mundo passam em frente aos nossos olhos enquanto os seus autores nos contam como as fizeram, onde e porquê.







BABALON curta-metragem de Joana Linda (Portugal, 2010) - 7’
Este vídeo, realizado por Joana Linda para o Estoril FashionArt Festival, é inspirado na mitologia da Boca do Inferno e nas práticas mágicas de Crowley e dos seus seguidores: um grupo de mulheres que se juntam através de um misterioso pacto selado com gelados...

quarta-feira, 23 de Junho de 2010

FILIPE FAÍSCA LANÇA COLAR ZIPPER EM OURO

Filipe Faísca lança hoje uma versão em ouro do seu conhecido colar Zipper, na sequência de um convite da Fundação Calouste Gulbenkian, para uma exposição comemorativa dos 25 anos do Departamento de Joalharia da Arco.

A ideia de partir de um objecto concebido para desempenhar determinada função e utilizá-lo de forma eficaz para cumprir outra é recorrente no trabalho de Filipe Faísca. Agora, com os olhos postos no futuro e acreditando que a criatividade e o design representam a chave do sucesso em qualquer mercado, o designer estabeleceu uma parceria com a empresa Omoura, para apresentar o colar Zipper numa versão Ouro Amarelo 18K e nas dimensões 70 cm e 120 cm. Filipe Faísca dá, assim, mais um passo no caminho da excelência, atitude que o tem guiado ao longo da sua carreira.

O colar Zipper é 100% produzido por artesãos nacionais e está à venda na loja YOR – Surprise Me, nas Amoreiras.

COLD METHOD

Vestir o homem de uma forma elegante, mas acessível: da t-shirt perfeita às calças de corte impecável. A marca holandesa Cold Method tem como filosofia oferecer luxo acessível a um público mais vasto e defende que cada homem deve ter 9 estéticas essenciais. No seu guarda-roupa não deve faltar: t-shirt, camisa, fato, calça, casaco, sweat-shirt, jeans e acessórios diversos.

O filme de moda dirigido por Joost Vandebrug e com styling de Thomas Vermeer demonstra a filosofia da Cold Method, com a apresentação da sua colecção Verão 2010.

www.coldmethod.com

terça-feira, 22 de Junho de 2010

JUERGEN TELLER - CALVES & THIGHS

O glamour e a sofisticação eram intrínsecos à fotografia de moda até ao aparecimento das imagens de Juergen Teller (1964), um enfant terrible da fotografia que se distinguiu por contrariar todas as convenções. Confrontado com o glamour e o culto da beleza, Teller conquistou o respeito das marcas mais conceituadas e das grandes revistas de moda com seu estilo natural e espontâneo.

Até ao dia 22 de Agosto, a Comunidad de Madrid apresenta a exposição Juergen Teller. Calves & Thighs na Sala Alcalá 31, como parte do Festival PhotoEspaña 2010. Em exibição estão cerca de 140 obras do fotógrafo alemão, incluindo as imagens que criou para Yves Saint Laurent e Marc Jacobs, as suas séries fotográficas mais conhecidas como Ed en Japón, Go sees, Luis XV, Paradis e uma extensa selecção de retratos de Cindy Sherman, Charlotte Rampling e Naomi Campbell. A retrospectiva é complementada com uma ampla selecção de revistas, livros e um vídeo do artista.

Sobre a exposição foi lançado um livro com textos do comisssário Paul Wombell, Adrian Searle, crítico do The Guardian, Helmut Teller, familiar do artista, e Fabrice Paineau, perito em moda.


ESTORIL FASHIONART FESTIVAL | DESFILE AMAYA ARZUAGA

Amaya Arzuaga é a representante da Moda espanhola que o Estoril FashionArt Festival traz à sala de desfiles da Marina de Cascais, Sábado dia 3 de Julho pelas 22h00, para a apresentação especial de uma síntese das suas duas mais recentes colecções (Verão 2010 e Inverno 2011).

Formada em Design de Moda pela Universidade Politécnica de Madrid, Amaya Arzuaga, uma das mais internacionais Designers de Moda espanholas, lançou a sua primeira colecção em 1994. Três anos depois seria a primeira espanhola convidada a participar na London Fashion Week, dando início a uma década de apresentações nas principais semanas de moda do mundo: Milão, Paris e Nova Iorque. A este percurso internacional, Arzuaga soube conciliar a expansão da marca com o seu nome, hoje presente em mais de 200 pontos de venda em Espanha e com representação em cerca de 25 países.


sexta-feira, 18 de Junho de 2010

ESTORIL FASHIONART FESTIVAL | LAB WORKINPROGRESS

A inaugurar a sala de desfiles do Estoril FashionArt Festival - dia 1 de Julho, pelas 22h na Marina de Cascais – estará a plataforma LAB, representada nesta apresentação por aforestdesign, Lara Torres, Ricardo Andrez, Vítor e White Tent.

LAB são cinco projectos que se unem para lá da síntese em torno de uma postura partilhada face ao design de vestuário. Estas cinco marcas, que integram a plataforma LAB da ModaLisboa, desenharam uma acção conjunta para o Estoril FashionArt Festival, em que ao público é reservado o lugar de espectador do processo criativo que resulta do cruzamento das diferentes linguagens do grupo com o trabalho da artista Marília Maria Mira.

ESTORIL FASHIONART FESTIVAL | DESFILE ETERNA É A NOITE

O desfile ETERNA É A NOITE é um dos pontos altos da selecção da programação de Moda que estrutura o Estoril FashionArt Festival. É com a noite que a perfeição desce até nós, a elegância se torna mais sublime e que as criações dos mais cotados designers de Moda portugueses arrebatam com a sua beleza. Na manhã do dia seguinte acordaremos com estas imagens: vestidos glamourosos e deslumbrantes, materiais sofisticados, seda e renda, veludo, musselina, organza, brocados e caxemira.

Todas as noites de Alexandra Moura, Alves.Gonçalves, Ana Salazar, Dino Alves, Filipe Faísca, José António Tenente, Luís Buchinho, Miguel Vieira, Nuno Baltazar, Pedro Pedro, Ricardo Dourado e Ricardo Preto estarão reunidas numa só, a de 2 de Julho, sexta-feira, pelas 21h00 na Marina de Cascais.

FOTOS EM BAIXO: Dino Alves; Filipe Faísca; José António Tenente; Luís Buchinho; Miguel Vieira; Nuno Baltazar

PRADA INAUGURA FLAGSHIP STORE EM LISBOA

A luxuosa marca italiana Prada inaugurou ontem a sua primeira flagship store em Lisboa. O sumptuoso espaço, desenhado pelo arquitecto Roberto Baciocchi, situa-se na Avenida da Liberdade nº 216 e seduz os admiradores e clientes da Prada, assim como todos os transeuntes. São cerca de 650 m2 divididos por dois andares, onde estão em exibição as elegantes colecções de pronto-a-vestir, bem como as linhas de malas, acessórios e calçado para homem e senhora.

O projecto mistura elementos clássicos Prada com uma inspiração museológica, criando uma impressionante e renovada imagem da marca italiana.

A loja tem duas entradas e quatro vitrinas de exposição harmoniosamente enquadradas no edifício histórico onde se situa e o seu interior da loja evoca ambientes diversos, que são definidos pelas características dos artigos em exibição. A primeira entrada dá acesso à área dedicada às colecções de malas e acessórios de senhora, que se encontram expostas em sofisticadas peças de mobiliário de vidro e aço polido. Uma imponente escadaria em mármore negro leva‐nos ao andar de baixo, onde a colecção de pronto-a-vestir é exibida num cenário de paredes estofadas a veludo verde e revestidas com espelhos. Pela segunda porta acedemos à área dedicada às colecções de homem, que se enquadra no primeiro ambiente de paredes forradas a tela verde, cortinas cor de ebano e pecas de mobiliário em vidro e aço polido, criando uma atmosfera intima e acolhedora.

A maquilhagem e os perfumes encontram-se num espaço revestido a espelhos fumados com chão de mármore negro coberto por carpetes cor de avelã, que confere leveza, transparência e luminosidade ao ambiente, e reinterpreta o estilo Prada com um tom de modernidade.

Um espaço a visitar!

quarta-feira, 16 de Junho de 2010

ESTORIL FASHIONART FESTIVAL | FOTOGRAFIA DE MODA (PT)

Carlos Ramos, Luís de Barros, Paulo Segadães, Pedro Ferreira e Rui Aguiar são os nomes que representam a fotografia de Moda portuguesa no Estoril FashionArt Festival.

De 11 de Junho a 4 de Julho, os trabalhos destes fotógrafos estão expostos nas principais vias de circulação de Cascais e do Estoril, tirando partido da localização estratégica e alta visibilidade do formato outdoor.

Além da reconhecida capacidade técnica e artística destes nomes de peso da fotografia de Moda portuguesa, a sua selecção está directamente ligada à presença constante que os seus editoriais de Moda têm tido nas principais publicações nacionais. Através desta instalação, o Estoril FashionArt Festival consagra a expressividade e inteligência do trabalho destes fotógrafos e o dinamismo dos títulos de referência da imprensa de Moda em Portugal.

Luís de Barros, Paulo Segadães e Rui Aguiar estão presentes nesta instalação com trabalhos fotográficos inéditos, especialmente produzidos para o Estoril FashionArt Festival.


CARLOS RAMOS

O seu trabalho está intimamente ligado à história da moda e da fotografia de moda em Portugal. Começou a trabalhar em 1990, depois de ter frequentado os cursos de Audiovisuais e de Fotografia no IADE, instituição onde é professor de Fotografia. Os seus trabalhos têm sido publicados na Vogue, Máxima e Amoreiras Fashion. Foi quatro vezes premiado como melhor fotógrafo de moda: “Supermodel” (1997-98), Prémios Optimus (2000) e “Supermodel Of The World” (2005). Realizou diversas exposições individuais, com destaque para a instalação de fotografias na Fashion Clinic, a exposição “Run Way” no Palácio Pombal, “Amoreiras Fashion Lives” e o projecto “Maioridade” que deu origem a uma exposição no Centro Cultural de Belém em 2005.


LUÍS DE BARROS

Estudou na Escola António Arroio, Lisboa, e no Dewsbury College, Reino Unido. Da sua vasta experiência de trabalho destacam-se os editoriais para a Máxima, Vogue, Elle, DNA, Parq e para os designers de moda Dino Alves, Filipe Faísca e Storytailors. O seu trabalho foi tema de várias exposições entre as quais: “Julia and the blue bull”, no restaurante Bica do Sapato, e “Birthday Surprise” na discoteca Lux. Foi vencedor dos prémios “Mont Blanc” (2003) e “Douro World’s Heritage” (1995).


PAULO SEGADÃES

Filho de um director da marca Kodak, Paulo Segadães cresceu rodeado de câmaras, filmes e fotografias. Tirou o curso avançado de fotografia do AR.CO ao mesmo tempo que trabalhou como assistente de fotógrafos portugueses e estrangeiros. Iniciou o seu percurso como fotógrafo freelancer em finais de 2005. Especializou-se na área da moda, pessoas e publicidade. Desde então, colabora com as principais publicações da área, entre elas, a Vogue Portugal, GQ, Máxima e Lux Woman.






PEDRO FERREIRA

Concluiu o curso de fotografia e avançado do AR.CO (1983-88) e frequentou o curso de Arquitectura da ESBAL (1985-88). Assina regularmente editoriais para as revistas Vogue, GQ, Máxima e Elle.









RUI AGUIAR

Rui Aguiar tirou o curso de fotografia no IADE, em Lisboa. Expôs "Autópsia de uma Flor" (Galeria Arte Assinada) e "Modamorfose" (Galeria Praça das Flores). Colabora em editoriais de relevo para as publicações Vogue, Elle, Máxima, GQ, Lux Woman, Vision (China) e Mutteen (França). Foi prémio de Moda em Portugal do concurso de Fotografia Fugipress pelo qual recebeu uma menção Menção Honrosa Internacional.

segunda-feira, 14 de Junho de 2010

CONFERÊNCIA PROMOSTYL INFLUENCES

Na próxima segunda-feira, dia 21 de Junho, entre as 18h00 e as 19h30, o gabinete Promostyl apresenta a conferência “INFLUENCES”, onde serão apresentadas as tendências para o Inverno 2011-12. A conferência terá lugar no Centro Português de Artes e Ideias - Largo Raphael Bordallo Pinheiro, 29 - 2º, em Lisboa - e será apresentada por Pedro Marques Mendes e Aviva Obst.

Entrada: 50€ por pessoa; 25€ estudantes; 100€ empresas (3 pessoas)

Confirmações até 16 de Junho. Para mais informações contactar pedromarquesmendes@vodafone.pt ou geral@artesideias.pt / tel: 213 225 345

MELISSA + GAETANO PESCE

A marca brasileira Melissa é sinónimo de inovação desde a sua criação, na década de 1970, e nos últimos anos tem demonstrado um gosto particular pelo inusitado. Esse gosto traduz-se, na maioria das vezes, em parcerias insólitas com designers e arquitectos que criam modelos mais conceptuais, como Karim Rashid, Zaha Hadid e, agora, o italiano Gaetano Pesce.

Gaetano Pesce é formado em Arquitectura pela Universidade de Veneza, mas foram os seus trabalhos como designer de mobiliário, a sua constante busca por novos materiais e tecnologias e o uso intenso da cor que o tornaram reconhecido em todo o mundo. Pesce criou a famosa poltrona UP5 (conhecida como Donna) em 1969 e em 1993 recebeu o prémio Chrysler de inovação e design.

O novo modelo Melissa + Gaetano Pesce (ou Fontessa, nome dado pelo designer em homenagem à filha) é o primeiro modelo inteiramente customizável da Melissa: uma irreverente ankle boot formada por inúmeras bolas de tamanhos variados dispostas assimetricamente, que podem ser recortadas até que se obtenha a forma desejada. As bolas lembram bolhas de sabão, dando um aspecto lúdico ao produto. “Queria algo que desse ao consumidor a possibilidade de mudar o design”, explica Gaetano Pesce, cuja obra é considerada uma das mais singulares actualmente, com peças em acervos de museus como o MoMA, de Nova Iorque, e o Victoria and Albert Museum, de Londres.”


MELISSA
Tudo começou na década de 1970, quando os irmãos Pedro e Alexandre Grendene, que criavam embalagens para garrafas de vinho, se inspiraram nas sandálias de plástico usadas pelos pescadores da Riviera francesa para criar sapatos com estilo. A novidade tornou-se imediatamente um enorme sucesso no mercado brasileiro e um ícone de moda, transformando a Grendene numa das maiores empresas de calçado do mundo.

Durante toda a sua história, a Melissa comunicou sempre com um público jovem. Hoje transmite a mensagem de um público moderno e está permanentemente ligada às últimas tendências. Exercitando a sua eterna capacidade de se reinventar, em 1999 a Melissa deu início a um processo de recriação de imagem. Grendene investe numa transformação global, que inclui colecções especiais idealizadas por representantes do design internacional, como Jaqueline Jocobson, Jean Paul Gautier, Patrick Cox, Stephanie Kelian, Thierry Mugler e J. Maskrey. Hoje, continua a investir em parcerias, lançando novos modelos em colaboração com designers famosos, como os brasileiros Alexandre Herchcovitch e os irmãos Campana, a stylist inglesa Judy Blame, a irreverente criadora Vivienne Westwood, a arquitecta Zaha Hadid e, agora, o designer e arquitecto Gaetano Pesce, entre outros.

Vendidos em concept stores da Europa, Estados Unidos, México, Japão, Austrália e Argentina, os modernos sapatos de plástico tornaram-se um verdadeiro objecto de desejo em todo o mundo e o nome Melissa tornou-se conhecido como um símbolo de design único.

sexta-feira, 11 de Junho de 2010

ESTORIL FASHIONART FESTIVAL | FOTOGRAFIA DE MODA (ES)

Daniel Riera, David Urbano, Eugenio Recuenco e José Manuel Ferrater são os nomes que compõe a representação da fotografia de moda espanhola na primeira edição do Estoril FashionArt Festival. Seleccionados pelo contributo artístico que dão à Moda e à Fotografia em Espanha, as imagens apresentadas na Exposição Fotografia de Moda (ES) são também prova da diversidade de linguagens permitidas pela expressão fotográfica. Com abertura agendada para dia 1 de Julho às 19h00 no Antigo Edifício dos Bombeiros Voluntários, a inauguração contará com a presença dos artistas.

A exposição permanece aberta ao público de 2 de Julho a 11 de Julho das 13h00 às 21h00.


DANIEL RIERA
(Olot, 1970)

Apresentado no festival de Arles como fotógrafo de aparente contradição poético-reflexiva, Daniel Riera tem sido presença habitual em exposições colectivas e individuais como Discover Award (Les Rencontres d'Arles, França, 2008) ou Amateur (Cercle Sant Lluc, Barcelona). O seu trabalho fotográfico pulveriza-se ainda por recorrentes trabalhos editoriais (Fantastic Man, Guerrillazine by Comme des Garçons, Monocle, A.D., Vanity Fair, Butt Magazine, Fanzine137 e Vogue) e comerciais (Pedro García, Adidas, Air France, Pull & Bear, Women' Secret, Lladró, Farrutx). Daniel Riera vive entre Barcelona e Londres e estudou Belas Artes na Universidade de Barcelona e Cinema na Escola de Mitjans Audiovisuals.



DAVID URBANO
(Barcelona, 1973)

David Urbano nasceu em Barcelona, cidade onde ainda hoje vive e trabalha. Terminado o curso de Psicologia decidiu estudar Fotografia e desde aí, todos os seus esforços se concentram na direcção de mais e melhores fotografias. Do trabalho de David Urbano têm feito parte os editoriais de moda para as revistas Metal, Fanzine137, Vanidad, Marie Claire mas também as campanhas comerciais para marcas como Yerse, Jan iú Més, Diesel e Gas. David Urbano integrou as colectivas dos Encontros de Arles 2008 (França), Canal de Isabel II e Centre d'Art Tecla Sala (Espanha).














EUGENIO RECUENCO
(Madrid, 1968)

Referência da fotografia de moda europeia, Eugenio Recuenco assina editoriais para as revistas Vanity Fair, Vogue, El País e colabora com conhecidas marcas através da fotografia mas também da realização de filmes publicitários (Nina Ricci, Shanghai Tang, Loewe, Yves Saint Laurent, Chanel, Louis Vuitton ou Lavazza). A história de Eugenio Recuenco é a do estudante de pintura de Belas Artes de Madrid que destinado à fotografia fez emergir da sua lente perceptíveis referências a El Greco e Goya. Vive e trabalha em Madrid.



JOSÉ MANUEL FERRATER
(Barcelona, 1948)

Com base na capital catalã, este incontornável fotógrafo da cena espanhola cedo começou a combinar a fotografia de moda com a direcção de spots de publicidade. Todo o seu trabalho, até mesmo o mais comercial, se orgulha da constância de uma vertente humana, que a técnica não alcança. Criador de várias campanhas de moda com nomes como Linda Evangelista, Cindy Crawford, Naomi Cambpell, Laetitia Casta, entre outras. Integrou inúmeras exposições de fotografia de moda e criou editoriais para várias revistas internacionais. Vive e trabalha em Barcelona.

quarta-feira, 9 de Junho de 2010

MARC JACOBS - "WOMENSWEAR DESIGNER OF THE YEAR"

Na passada noite de 7 de Junho, o Council of Fashion Designers of America (CFDA) homenageou os vencedores do 2010 CFDA Fashion Awards no Alice Tully Hall, Lincoln Center, em Nova Iorque. Este ano, o cobiçado prémio de Womenswear Designer of the Year foi conquistado por Marc Jacobs, cujas serenas colecções venceram os looks olímpicos de Alexander Wang e as criações de Donna Karan. No entanto, Alexander Wang não foi para casa com as mãos vazias, já que conquistou um prémio pela sua linha de acessórios. Rag & Bone – a dupla de designers David Neville e Marcus Wainwright – foram distinguidos pelas suas propostas masculinas.

Pelo nono ano consecutivo, a noite foi patrocinada pela marca Swarovski. Alexa Chung e Ed Westwick apresentaram os três Swarovski Awards que anualmente homenageiam e reconhecem os talentos emergentes. O Swarovski Womenswear Designer of the Year foi atribuído a Jason Wu, Richard Chai conquistou o Swarovski Menswear Award, e o Swarovski Accessory Design Award foi para Alexander Wang. Os vencedores de cada categoria receberam apoio financeiro da Swarovski bem como aplicações e produtos de cristal da empresa.

Alexa Chung, Carmen Kass, Jessica Biel, Sarah Jessica Parker – encarregue de prestar tributo a Alexander McQueen - e Lara Stone foram consideradas as celebridades melhor vestidas da gala CFDA.

LARA STONE – O NOVO ROSTO DA CALVIN KLEIN

Todos conhecemos a visibilidade das campanhas da Calvin Klein. As suas emblemáticas imagens a preto e branco têm coberto, durante décadas, os melhores espaços de Paris, Milão e Nova Iorque. Agora, a conceituada empresa americana apresenta Lara Stone como novo rosto das suas linhas Calvin Klein Collection, CK Calvin Klein e Calvin Klein Jeans.

A modelo holandesa não é um rosto desconhecido nem para o mundo da moda nem para a própria marca, tendo já participado nos desfiles Primavera 2007 e Outono 2008 da Calvin Klein. Lara Stone foi também a protagonista das campanhas publicitárias da Calvin Klein Jeans (Outono 2007) e Calvin Klein beauty (Outono 2008).

terça-feira, 8 de Junho de 2010

ESTORIL FASHIONART FESTIVAL | LUIS VENEGAS – GREATEST HITS

O homem é Luis Venegas, tem 31 anos e é publisher na cidade de Madrid. A obra é a emboscada das suas várias personalidades a que publicamente chamou Fanzine137, Electric Youth ou Candy, títulos das revistas de cultura contemporânea que publica desde 2004. Juntos estarão na exposição inédita Luis Venegas - Greatest Hits que o Estoril FashionArt Festival recebe na Rua Frederico Arouca n.º 404, no dia 2 de Julho, sexta-feira. A exposição permanece aberta ao público de 3 de Julho a 11 de Julho, das 13h00 às 21h00.

Fanzine137, Electric Youth e Candy desarmam por só falarem do que lhes interessa. Sempre com convicção. Com rara destreza temática (motivadora de elogios e do sucesso de vendas que fez de cada exemplar um objecto de culto) o editor de Madrid espraia-se pelo seu individualismo, resgatando para as suas publicações a iconografia camp que o anima, o elogio da juventude que o melancoliza, a Moda e a Arte que o enformam, as questões de gender que o mobilizam.

Luis Venegas - Greatest Hits é, além de mostra dos momentos altos dessa obra de edição, uma visita que se faz a um homem com poucas alfândegas entre público e pessoal. Seja bem-vindo quem conseguir encontrar caminho de saída entre Julio Iglesias e Grace Coddington, Isabel de Inglaterra e Ryan McGinley, Linda Evangelista e as centenas de elementos da memorabilia de Venegas seleccionados para Greatest Hits.