Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 21 de junho de 2012

GUGGENHEIM MUSEUM EXPÕE PINTURA DE KANDINSKY


A partir do próximo dia 25 de junho, o Guggenheim Museum, em Nova Iorque, presta homenagem a um dos mais célebres pintores do século XX: Vasily Kandinsky .

Um dos pioneiros da arte abstrata e teórico estético, Vasily Kandinsky (1866-1944) acreditava que, mais do que imitar o mundo natural, a tarefa do pintor era a de transmitir o seu mundo interior. Kandinsky é uma figura central na história do Guggenheim Museum. As suas obras não só representam uma parte do núcleo e da essência da coleção do museu, como inspiraram também a criação do edifício. Em 1929, Solomon R. Guggenheim começou a colecionar telas do artista e em 1943, entusiasmado pela arte abstrata, convidou Frank Lloyd Wright para se inspirar nela e projetar o que se viria a tornar-se uma das maiores obras-primas do arquiteto: o Solomon R. Guggenheim Museum, inaugurado em 1959.

A exposição que o museu dedica agora a Kandinsky foca o período de 1911–1913, apresentando uma série de pinturas concluídas no momento em que o artista avançou para a abstração total e publicou o seu tratado estético On the Spiritual in Art (1911). Em exibição estarão também pinturas de Robert Delaunay e Marc Franz, que foram exibidas ao lado da obra de Kandinsky, em março de 1912, na exposição “Der Blaue Reiter” (O Cavaleiro Azul), realizada na Moderne Galerie Heinrich Thannhauser, em Munique.

Sem comentários: