Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 12 de março de 2013

MODALISBOA TRUST – REPORT

Coragem. Criatividade. Alegria. Provocação. Moda. Sedução. Talento. Aplausos. Assim terminou na noite de domingo a 40.ª edição da ModaLisboa consagrada ao tema TRUST.

TRUST foi a palavra-chave desta edição porque é de confiança que se trata quando, na conjuntura atual, celebramos sem hesitação e redobrado entusiasmo o trabalho criativo dos expoentes maiores da indústria da moda em Portugal.

Nos dias 8, 9 e 10 de março, a ModaLisboa regressou aos Paços do Concelho e ao Pátio da Galé para apresentar as coleções outono/inverno 2013/14 de 18 criadores nacionais e de uma convidada estrangeira, a criadora polaca Monika Ptaszek, presente com a sua coleção no Pátio da Galé no âmbito do protocolo com a Fashion Philosophy / Fashion Week Poland.

Respondendo aos desafios que nos impusemos no sentido de responder à altura a um público e a um mercado cada vez mais plural e qualificado, a ModaLisboa diversificou e abriu a sua programação a expressões artísticas, reflexões e apresentações que contribuíram fortemente para o sucesso de mais uma edição do mais ansiado evento da moda no nosso país.

Aconteceu assim com a exibição no MUDE do documentário “The Eye Has to Travel” sobre a vida e a obra de Diana Vreeland, a mítica editora da Harper’s Bazaar e da Vogue norte-americanas. E assim aconteceu, também no MUDE, com a tarde de conferências Fast Talks / Fashion Today, uma vibrante sessão de conversas rápidas sobre o modo de expressão da moda na sociedade contemporânea, sobre como influencia e é influenciada pelos mundos das artes, dos negócios, do consumismo e da invenção.

No processo crescente de internacionalização da ModaLisboa, trouxemos até Lisboa o projeto Art Comes First (ACF), um coletivo de criativos que acredita que a arte está sempre em primeiro lugar. Kalaf Ângelo, Matteo Gioli, Sam Lambert, Shaka Maidoh, Sebastian Dollinger, T. Michael e Lothos’s Aroun Ducroux apresentaram na Loja da Atalaia durante os três dias do evento o seu gabinete de work in progress a que chamaram The Coal.

A arte fotográfica esteve também presente na 40.ª edição da ModaLisboa com Amaranthine Beleza Intemporal, uma exposição de fotografia de Carlos Ramos aberta ao público na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho.

Também aberto ao público, no espaço único do Torreão Poente do Terreiro do Paço e durante os três dias do evento, apresentámos um novo conceito de Pop Up Store, a que chamámos Wonder Room – Cabinet of Wonder, e apresentámos aos nossos visitantes num ponto de venda direta os trabalhos originais e surpreendentes de um grupo heteróclito e emergente de criadores, artesãos e artistas industriais nacionais.

A 40.ª edição da ModaLisboa cumpriu plenamente os seus objetivos de plataforma de toda uma indústria que cresce fazendo crescer a economia do país, que valoriza e afirma o trabalho de um segmento nuclear de criadores nacionais, que transpõe fronteiras estabelecendo com firmeza o nome do maior evento da moda em Portugal. A nível da cobertura de imprensa, a 40.ª edição da ModaLisboa acolheu 370 jornalistas nacionais e 90 jornalistas estrangeiros, números significativos do interesse que a Lisboa Fashion Week desperta.

Todos os dezanove desfiles desta edição foram transmitidos em live streaming e disponibilizados para vastas audiências também no blogue e facebook da ModaLisboa, quase em tempo real.

A produção da 40.ª edição da Lisboa Fashion Week congregou uma equipa de 600 profissionais que não se pouparam a esforços para que, uma vez mais, este fosse um evento que honre a indústria da moda, que honre os seus designers e artistas e todos aqueles que contribuem de modo efetivo e apaixonado para a afirmação da criatividade portuguesa como valor comercial.

Agradecemos à Câmara Municipal de Lisboa, a todos os parceiros e patrocinadores, à Associação de Turismo de Lisboa e a toda a equipa, sem a qual, a 40.ª edição da ModaLisboa seria impossível de realizar.

Amanhã começamos a preparar a 41.ª edição da ModaLisboa.

Voltamos em Outubro.


MODALISBOA TRUST
8.9.10. MARÇO 2013
PÁTIO DA GALÉ
OUTONO / INVERNO 2013/14


Apresentação oficial das Coleções dos Criadores Portugueses.
Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa.

Sem comentários: