Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 17 de abril de 2013

“JORGE MARTINS: A SUBSTÂNCIA DO TEMPO”




A maior retrospetiva de desenhos do artista português Jorge Martins está patente, em simultâneo, no Museu Serralves, no Porto (até 10 de junho) e na Fundação Carmona e Costa, em Lisboa (até 18 de maio), sob o título “A Substância do Tempo”.

Formado em arquitetura e pintura pela Escola de Belas Artes de Lisboa, Jorge Martins (Lisboa, 1940) é conhecido sobretudo pelas suas pinturas e desenhos abstratos e sem cor, um traço distintivo que unifica o seu trabalho desde o início da sua atividade artística, nos anos 1960. Particularmente estudada desde os anos 80, a obra de Jorge Martins adquire especial sentido pela natureza do diálogo entre o figurativo e o abstrato e reflete a vivência e a apreensão dos diferentes contextos onde o artista residiu e trabalhou, nomeadamente Paris e Nova Iorque.

Em Serralves, estão expostas mais de duas centenas de obras criadas entre 1965 e 2012 e reveladoras da constante apropriação de elementos do quotidiano e de uma pesquisa profunda sobre os modos de representação, nomeadamente sobre a forma como a luz reinventa o espaço e os objetos. Maioritariamente abstratos e sem cor, os desenhos apresentados compõem uma linguagem rica em texturas, intensidades e gradações que se desdobra em contínuas variações. O percurso completa-se com as cerca de 150 obras mais figurativas expostas na Fundação Carmona e Costa, em Lisboa.


MUSEU SERRALVES
Rua D. João de Castro, 210
Porto

FUNDAÇÃO CARMONA E COSTA
Edifício de Espanha
Rua Soeiro Pereira Gomes, Lote 1- 6º A e D

Lisboa

Sem comentários: