Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 16 de julho de 2013

EXPOSIÇÃO DE INEZ VAN LAMSWEERDE & VINOODH MATADIN


Até 23 de agosto, a Gagosian Gallery, em Beverly Hills, Los Angeles, apresenta uma grandiosa exposição dos fotógrafos holandeses Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin.

Parceiros há 25 anos, Inez & Vinoodh foram dos primeiros fotógrafos a aproveitar todo o potencial da manipulação digital no retratar da condição humana. Combinando o belo com o bizarro, o elegante com o extremo, o clássico com o revolucionário, eles retrataram a identidade humana com o mesmo espírito de transformação que tem alimentado a evolução da história da arte. No início da sua carreira, na década de 1990, abraçaram e atualizaram géneros clássicos (nu, retrato, natureza morta), inspirados pelo hiper-realismo e a pop art.

Apaixonados por flores e naturezas mortas, Inez & Vinoodh produziram uma série de exuberantes fotografias de flores, composições de uma beleza invulgar, que mais do que estudos clássicos da natureza, eram frequentemente comparadas às imagens maneiristas de Karl Blossfeldt, Robert Mapplethorpe ou Nobuyoshi Araki.

Ao longo dos últimos quinze anos, Inez & Vinoodh retrataram tanto famosos como desconhecidos, desde lendários atores e atrizes como Sophia Loren, Clint Eastwood, Vanessa Redgrave e Tilda Swinton, a um inocente e anónimo bebé. Todos esses retratos refletem a cumplicidade estabelecida com os fotógrafos, e a determinação com que Inez & Vinoodh captam e sublimam as personalidades individuais.


FOTOS: © INEZ & VINOODH

1 – “1 Pitcher Plant, 1 Purple Iris, 1 Lady Slipper Orchid”.
2 – “Frozen Flowers”, 2013.
3 – “Painted Roses”, 2013.
4 – “Alexander McQueen - V Magazine”, 2004.
5 – “Gwyneth Paltrow - New York Magazine”, 2004.



Sem comentários: