Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 30 de julho de 2013

MUSEU COLEÇÃO BERARDO EXPÕE ARTE PUBLICITÁRIA DO SÉCULO XX


Até 27 de outubro, o Museu Coleção Berardo, em Lisboa, expõe “O Consumo Feliz. Publicidade e sociedade no século XX”, uma seleção de mais de 350 obras da sua coleção de Arte Publicitária, que no total reúne cerca de 1500 originais pintados à mão entre 1900 e 1980.

Estes originais, destinados à reprodução em larga escala através de processos mecânicos, constituem o acervo da prestigiada firma James Haworth & Company, que foi uma das principais produtoras de publicidade do Reino Unido, entre 1900 e 1980. Temáticas como os meios de transporte, o turismo, as duas Guerras Mundiais e a Guerra Civil de Espanha, o lazer, a alimentação, a moda, os eletrodomésticos, a higiene, a beleza ou o automobilismo, traduzem a realidade das contingências políticas e sociais desse amplo período, bem como os inerentes índices de desenvolvimento económico e cultural.

A expansão da fotografia a cores e de novas técnicas de impressão, como o offset, condenaram a ilustração publicitária à extinção, tornando estas obras de arte, atualmente raras e muito procuradas por colecionadores, itens inesquecíveis de uma época.

IMAGENS:

1 - Obra da exposição “O Consumo Feliz”
2 - Albert Buck, Heinz, c. 1955
3 - H.C. Rooke, Sunbeam, 1965
4 - Leslie Moffat Ward, War Weapons Week, 1941
5 - Rona G. Raymond, Orient Line, c. 1925
6 - Edwin Byatt, Palmolive, 1939



Sem comentários: