Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 21 de abril de 2016

TRIBUTO A PEDRO CLÁUDIO




Pedro Cláudio, um dos mais conceituados fotógrafos de moda e publicidade nacionais, faleceu na madrugada desta quinta-feira, aos 51 anos.

Pedro Cláudio preferia ser visto como diretor artístico, por olhar a fotografia apenas como meio de expressão: “Considero-me um fotógrafo, que também faz fotografia de moda”, afirmou numa entrevista ao PÚBLICO. Criador de imagens, privilegiava essencialmente a liberdade criativa, tendo-se destacado também na área do design gráfico, na produção de ensaios fotográficos para a imprensa, na realização de videoclips para vários músicos portugueses, na produção de exposições e livros de fotografia para várias marcas e eventos, nomeadamente a ModaLisboa.


Nasceu em 1965, em Torres Vedras. Aos 20 anos de idade, mudou-se para Lisboa, onde viria a estudar Design de Comunicação na Escola Superior de Belas Artes. Em 1989, fotografou o seu primeiro editorial de moda para a 13ª edição do semanário "O Independente".

Entre 1990 e 1992, começou a colaborar com as edições portuguesas das revistas Marie Claire e Elle, assim como com a ModaLisboa e os principais criadores de moda nacionais, produzindo imagens para campanhas, catálogos e exposições. Foi na ModaLisboa que apresentou a sua primeira vídeo-instalação, "Teen", em 1996. Em 1999, assinou o livro de fotografia “Mapa” (edição ModaLisboa) e em 2002, participou com uma exposição no projeto internacional + Portugal, em Barcelona, igualmente organizado pela ModaLisboa.

Pedro Cláudio trabalhou também para a indústria da música, fotografando e desenhando capas de discos, e colaborou com vários designers industriais portugueses, marcas e eventos como a Experimenta Design, participando com projetos fotográficos e de vídeo nas edições de 1999, 2001 e 2003.

Em 2001, integrou o corpo docente do curso de fotografia avançada da escola de arte ar.co, em Lisboa. No mesmo ano, viu o seu trabalho publicado na 35ª edição da revista "Visionaire" e no livro “Dreaming in Print – A Decade of Visionaire”.

Em 2003, começou a realizar filmes publicitários e em 2005 iniciou a sua colaboração regular com a edição portuguesa da revista Vogue, fotografando editoriais de moda e retratos.

Em 2014, foi um dos fotógrafos destacados na série documental “Entre Imagens” da RTP, que abordava o trabalho de 13 autores contemporâneos da área da imagem.

Pedro Cláudio deixa um valioso legado de criatividade, que será, decerto, uma importante referência para as futuras gerações de fotógrafos e realizadores portugueses.

R.I.P Pedro Cláudio.


Sem comentários: