Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 15 de junho de 2016

SALVATORE FERRAGAMO APRESENTA “ACROSS ART AND FASHION”




A relação entre Moda e Arte é o tema da exposição “Across Art and Fashion”, organizada pela Fondazione Ferragamo e o Museo Salvatore Ferragamo, em colaboração com diversas instituições culturais de Florença, incluindo a Biblioteca Nazionale Centrale Firenze, a Gallerie Degli Uffizi, a Galleria del Costume di Palazzo Pitti, o Museo Marino Marini, assim como o Museo del Tessuto, em Prato.

Patente até 7 de abril de 2017, “Across Art and Fashion” analisa as formas de diálogo entre estes dois mundos criativos que se têm influenciado mutuamente ao longo dos séculos: as inspirações mútuas, as sobreposições e colaborações. A mostra reúne moda, acessórios, tecidos, obras de arte, livros, revistas e fotografias.

“Across Art and Fashion” centra-se no trabalho de Salvatore Ferragamo (1898-1960), o famoso designer de calçado italiano que nutria um enorme fascínio pela arte de vanguarda do século XX e encontrava nela uma grande fonte de inspiração.

Entre as peças expostas estão uns pumps de Salvatore Ferragamo inspirados no trabalho da década de 1950 do artista norte-americano Kenneth Noland; um vestido de Elsa Schiaparelli desenhado em colaboração com Salvador Dalí nos anos 1930; um vestido de Yves Saint Laurent inspirado em Piet Mondrian; as esculturais criações de Hussein Chalayan.

A exposição foca também a experimentação dos anos 1990 e questiona se hoje ainda faz sentido falarmos de dois mundos separados ou se, em vez disso, podemos afirmar que Moda é Arte?

Sem comentários: