segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

CANON PORTUGAL VOLTA A SER PARCEIRA DA MODALISBOA

Desde 2009, a Canon tem desenvolvido juntamente com a ModaLisboa a exposição Workstation. O conceito desta actividade passa por desafiar alguns fotógrafos profissionais a mostrar as diferentes visões da ModaLisboa de uma forma livre e espontânea. O resultado desta acção é uma exposição fotográfica imediata que retrata as experiências vividas por todos os visitantes e a própria interacção entre todos intervenientes da ModaLisboa.

A Canon disponibiliza assim todo o equipamento de impressão para que os fotógrafos envolvidos nesta actividade possam tirar maior rendimento das suas fotografias e que as possam expor com a maior qualidade de imagem possível. Para este efeito, a Canon disponibiliza impressoras PIXMA Pro 9000 Mark II e PIXMA Pro 9500 Mark II que garantem assim resultados fiáveis para a actividade desenvolvida.

Esta acção irá decorrer durante toda a ModaLisboa 20 Years – Love, no MUDE - Museu do Design e da Moda (Rua Augusta, 24).


FOTOS EM BAIXO:
Workstation na ModaLisboa In The Market
Gonçalo Borges Dias; Vasco Neves
Isabel Zuzarte: Vera Marmelo
Vanda Noronha

TAPEÇARIAS DE PORTALEGRE NA MODALISBOA 20 YEARS – LOVE

A Manufactura de Tapeçarias de Portalegre associa-se à celebração dos 20 anos da ModaLisboa. Três tapeçarias de lã de grande escala dos artistas plásticos Rigo 23 e Carlos Matos serão expostas na sala Club da ModaLisboa 20 YEARS, trazendo a expressão artística destes criadores contemporâneos para o ambiente de moda. As tapeçarias irão contribuir para um espaço de intimidade, aliando inovação a uma prática que pertence ao património têxtil português.

“Lunatics” (Rigo 23) e “S/Título - Verde” e “S/Título - Rosa” (Carlos Matos) são peças de produção totalmente manual, tecidas em teares verticais, seguindo uma tradição com mais de 65 anos.

Almada Negreiros, Vieira da Silva, Júlio Pomar, Menez, Lourdes Castro, Graça Morais, Jorge Martins, José de Guimarães, Eduardo Nery, Siza Vieira, Rui Moreira, Jean Lurçat, Le Corbusier e Tom Phillips são alguns dos artistas com obras de arte tecidas em Portalegre.


Mais informações:

Galeria Tapeçarias de Portalegre
Rua da Academia das Ciências, 2J
1200-004 Lisboa
www.mtportalegre.pt
galeria@mtportalegre.pt

Museu da Tapeçaria de Portalegre - Guy Fino
Palácio Castel-Branco
Rua da Figueira, 9
7300 Portalegre

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

LANIDOR NA MODALISBOA 20 YEARS - LOVE

Nome incontornável no pronto-a-vestir nacional, a Lanidor apresenta a colecção para o Inverno 2012 na ModaLisboa, sábado dia 12 de Março às 19h30, no Pátio da Galé, em Lisboa. A sua colecção explora um equilíbrio entre o artificial e o orgânico, as técnicas industriais e artesanais, o quente e o frio das cores. Centrada na elegância clássica, impecavelmente executada e atenta aos pormenores, nos materiais e nos acabamentos. Tecidos leves, feltrados e dupla-face, tons neutros e límpidos (em contraste com o branco ártico, o preto mate e o vermelho escuro), numa silhueta estruturada que é, ao mesmo tempo, descontraída, fluida e feminina.

A Lanidor é uma das marcas mais criativas e dinâmicas da moda portuguesa. Conhecida pelo design de qualidade e colecções cada vez mais abrangentes, oferece linhas de senhora, de acessórios (de onde se destaca uma colecção de óculos) e de criança (tem 36 lojas LA Kids & Junior e seis pontos de venda em lojas Lanidor). Tem, ao todo, 120 pontos de venda espalhadas pelo mundo (em Portugal e em outros 11 países).

Pioneira na criação de novos conceitos de loja, a Lanidor conta hoje, com a LA Boutique – Lab Store da marca que tem um tema diferente em cada estação; LA outlet – que conta já com uma rede de 19 lojas e a LA Shop Online, que abriu em 2007 e desde então triplicou as suas vendas.

Sabendo que hoje a Moda, mais do que a imagem pessoal, é um estilo de vida, a Lanidor tem-se dedicado, nos últimos 10 anos, a “tornar as pessoas mais felizes”. Em 2001, inaugurou o primeiro LA Caffé, em Entrecampos, seguindo-se outro na Avenida da Liberdade. São espaços de design e bom gosto que culminaram na abertura do LA Caffe Tea Room e do primeiro LA Spa no mesmo espaço.
O próximo passo da dinâmica marca portuguesa, será abrir as portas do LA Hotel, na principal Avenida de Lisboa que tem acolhido a Lanidor ao longo do seu percurso.


MODALISBOA 20 YEARS - LOVE presented by SEAT

Inverno / Winter 2012

Location 1
Pátio da Galé I Terreiro do Paço

Location 2
MUDE I Rua Augusta, 24


Apresentação oficial das Colecções dos Criadores Portugueses.

Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa.

Programação Location 2 no âmbito da parceria com o MUDE - Museu do Design e da Moda. Colecção Francisco Capelo

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

MIGUEL VIEIRA APRESENTA NOVA CAMPANHA PRIMAVERA / VERÃO 2011

O designer Miguel Vieira escolheu o manequim português Edgar Gonçalves, agenciado pela Central Models, para ser a imagem da sua nova campanha Primavera/Verão 2011, que estará nas montras das principais lojas internacionais já no final de Fevereiro.

Fotografada por Joel Bessa e realizada no atelier do criador, a campanha desdobra-se entre as colecções masculinas de vestuário e calçado e resume o tema da colecção Miguel Vieira: “Um homem forte, independente e bem sucedido que durante o dia usa peças casuais baseadas num chique clássico moderno e que à noite se veste de classe e glamour.”

HEDI SLIMANE: ANTOLOGIA DE UMA DÉCADA

Apaixonado por fotografia, Hedi Slimane brinda os seus fãs com um livro que analisa a sua trajectória na última década e promete ser um novo marcador de tendências: "Hedi Slimane: Anthology of a decade". “Quero mostrar como a moda, a fotografia e a música são um todo. Estão interligadas de alguma maneira, dependentes umas das outras”, explica o designer francês. O livro estará disponível já a partir de Março.

Criador de um novo conceito de minimalismo, de androginia moderna e de uma nova silhueta baseada nas estrelas do indie rock, Hedi Slimane traduz a sua visão característica em fotografias monocromáticas. As imagens traçam a trajectória do designer desde o início da sua carreira na Yves Saint Laurent, passando pela sua estadia na casa Christian Dior - onde criou Dior Homme, transformando para sempre o look masculino - até às suas recentes participações em exposições colectivas, aos rock diaries e às múltiplas viagens em busca de uma nova cultura rock juvenil.

O lançamento do livro será complementado com duas exposições simultâneas em Paris e Bruxelas, onde as criações de Hedi Slimane estarão expostas ao lado dos trabalhos de artistas independentes, fotógrafos de moda e realizadores de cinema como John Baldessari, Dennos Hopper, Ed Ruscha, Gus Van Sant e Aaron Young. Todos eles partilham o fascínio pelo novo gótico americano, pela rebeldia adolescente e pelo preto.

BURBERRY ACOUSTIC

Christopher Bailey, director criativo da Burberry, procura, como sempre, o que há de novo, mas desta vez troca a moda pela música. "Burberry Acoustic" apresenta novos talentos musicais criteriosamente seleccionados pelo designer.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

MANGO LANÇA QUARTA EDIÇÃO DO EL BOTÓN - MANGO FASHION AWARDS

Depois do sucesso obtido nas últimas edições, o El Botón - MANGO Fashion Awards - concurso internacional lançado pela marca espanhola Mango em parceria com cinco prestigiadas escolas internacionais de design, que visa fomentar e potenciar a projecção internacional de novos talentos da moda - atingiu um grau de reputação e reconhecimento importante na indústria e, em especial, entre os novos designers de moda. A Mango arranca, agora, com a 4ª edição da competição, que dará ao vencedor um prémio de 300.000 euros, a quantia mais alta oferecida até agora num concurso desta categoria.

A convocatória foi lançada no passado dia 15 de Fevereiro e os jovens designers de moda terão até finais de Julho para apresentar as suas candidaturas. Em meados de Novembro, o júri, formado por representantes da Mango e de cinco escolas internacionais de design de grande prestígio - Central Saint Martins School of Art and Design, Londres; Institut Français de la Mode, Paris; Istituto Marangoni, Milão; Royal Academy of Fine Arts, Amberes; e a Escola Superior de Disseny, Barcelona - seleccionará os 10 finalistas.

Nas edições anteriores, o júri do El Botón - MANGO Fashion Awards contou com três presidentes de excepção, os conceituados designers Valentino, Oscar de la Renta e Jean Paul Gaultier, que foram encarregues de entregar os prémios, respectivamente, à dupla belga formada por Sandrina Fasoli e Michaël Marson, vencedores da primeira edição, ao coreano Lee Jean Youn, premiado na segunda edição, e à belga de origem israelita Helena Lumelsky, vencedora do ano passado.

A MANGO continua, assim, a posicionar-se, assim, como uma marca de moda criativa que aposta no design e nos jovens talentos da moda.

Para mais informações, consulte www.mangofashionawards.com

FLY LONDON ABRE LOJA EM COPENHAGA

No passado dia 5 de Fevereiro, a Fly London deu mais um passo na sua afirmação enquanto marca de notoriedade internacional, ao inaugurar um novo ponto de venda na Dinamarca. Depois do Porto, Lisboa e Londres, chegou a vez de Copenhaga receber uma loja monomarca Fly London, onde já está disponível a colecção de calçado Primavera/Verão 2011, bem como as linhas de acessórios de moda e vestuário.

Esta aposta internacional é fruto de um fortalecimento contínuo da distribuição dos produtos da marca FLY London no mercado da Europa do Norte e irá contribuir também para uma maior consolidação da marca em todo o continente.

FLY London: Sempre progressiva, nunca convencional!

Fly London @ Copenhagen
Vesterbrogade, 107c
1620 Copenhagen - Denmark

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

MODALISBOA 20 ANOS: CALENDÁRIO DE DESFILES

As Colecções dos Criadores Portugueses para o Outono - Inverno 2011/12 vão desfilar, de 10 a 13 de Março, em duas passerelles: a do Pátio da Galé, no Terreiro do Paço, e a mais experimental, no MUDE - Museu do Design e da Moda. Colecção Francisco Capelo, na Rua Augusta. Vão ser ao todo 24 apresentações que integram as propostas de 23 Designers e da marca nacional Lanidor.

A comemoração dos 20 anos da ModaLisboa arranca quinta-feira, dia 10, às 19 horas, com Ricardo Preto, e a sua colecção urbana, descomplicada e confortável. E encerra domingo, dia 13, com Nuno Gama a destilar testosterona, cruzando o clássico fardado com a leveza desportiva. Nos dias anteriores, as colecções de Alves/Gonçalves, Ana Salazar e Nuno Baltazar encerram as apresentações.

A Lanidor, marca incontornável no panorama nacional, desfila uma colecção centrada na importância dos materiais e acabamentos num guarda-roupa que pensa nos pequenos luxos para todos os dias.

A ModaLisboa abre no MUDE no sábado, dia 12 com as apresentações de aforestdesign, de Sara Lamúrias, do designer de jóias Valentim Quaresma, e de Lara Torres, que apresenta o seu mais recente projecto de pesquisa em Moda: an impossible wardrobe for the invisible.

Esta edição assiste à estreia, no domingo, de Os Burgueses, a dupla Eleutério & Mia, que, desde 2009, criam estórias urbanas sobre temas da ópera, acrescentando-lhes design, modernidade e candura. No mesmo dia, no MUDE, a passerelle abre com outro trabalho LAB: Vítor e a sua colecção inspirada na beleza distintiva das comunidades albina e chinesa na Tanzânia.

Para além dos desfiles, e numa tradição de cruzamento de disciplinas criativas, de que a ModaLisboa se orgulha, o MUDE vai exibir exposições e performances pensadas pelos criadores. Entre eles, Lidija Kolovrat mostra o seu conceito para esta estação, contaminando-o com a sua imagem de marca: aplicar à Moda a linguagem abstracta das artes plásticas.

Num momento em que a ModaLisboa comemora 20 anos de projecção da Moda nacional, não podia fazer mais sentido olhar para o futuro e para tudo o que este tem de inovador, inesperado e desafiante.



MODALISBOA 20 YEARS - LOVE presented by SEAT

Inverno I Winter 2012

Location 1
Pátio da Galé I Terreiro do Paço

Location 2
MUDE I Rua Augusta, 24


Apresentação oficial das Colecções dos Criadores Portugueses.

Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa.

Programação Location 2 no âmbito da parceria com o MUDE - Museu do Design e da Moda. Colecção Francisco Capelo.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

WHITE TENT APOSTA NA PROJECÇÃO INTERNACIONAL

Evgenia Tabakova e Pedro Noronha-Feio apostam, cada vez mais, no desenvolvimento e projecção internacional da sua marca, White Tent. Depois do êxito da sua primeira participação na feira parisiense Tranoi Woman, em Outubro de 2010, a dupla de designers ruma agora a Londres, para apresentar, nos próximos dias 20 e 21 de Fevereiro, a sua colecção Outono/Inverno 2011/12 na Ecoluxe, uma exposição exclusiva de marcas de luxo sustentável.

Mas as suas participações internacionais não ficam por aqui, já que no início de Março, Evgenia e Pedro voltam a juntar-se a grandes nomes da moda internacional na Tranoi Woman, em Paris.

A Tranoi decorre durante as Semanas de Moda de Paris, quatro vezes por ano, em localizações prestigiadas da cidade luz, reunindo negócio e criatividade. Mais do que um evento comercial, é uma plataforma artística onde os melhores designers de todo o mundo se reúnem com os mais influentes embaixadores da moda. Além de desfiles, a Tranoi inclui também instalações artísticas, exposições e outros eventos.

www.white-tent.com

www.ecoluxelondon.org/

www.tranoi.com/


IMAGEM: White Tent - Colecção Verão 2011

CAMPANHA LANVIN VERÃO 2011

Uma luta de mulheres sobre tapetes de estampados animais e um look chique inspirado nos anos 70. Assim retrata Steven Meisel a nova campanha da Lanvin para a Primavera/Verão 2011.

As protagonistas são a modelo norueguesa Iselin Steiro e a eslovaca Kinga Rajzak, que vemos nas imagens a competir pelas malas do designer francês. Ambas puxam cabelos e dão pontapés para conseguir alguns dos admiráveis acessórios Lanvin.

Um ambiente retro envolve toda a colecção. Os anos 70 estão de volta, como comprovam as colecções de vários designers, bem como as cores, formas e estilo ultra feminino desta campanha.

Há alguns anos atrás, Steven Meisel fotografou uma campanha similar para a Dsquared2, com Linda Evangelista e Naomi Campbell como protagonistas. Parece que desta vez o fotógrafo quis recorrer novamente ao defrontar feminino, mas com uma maior carga de sensualidade.

MAKING OF CAMPANHA BIMBA & LOLA

Para as fãs de Bimba y Lola, o Verão 2011 vai ser tropical, exótico e cheio de cor. Essa é a mensagem transmitida pelas imagens do vídeo de making of da nova campanha publicitária da marca espanhola. Uma campanha realizada pelo fotógrafo Chus Antón com a frescura do snap shot. O resultado: imagens instantâneas carregadas de luz, que captaram a atitude espontânea da modelo belga Hanne Gaby Odiele.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

NOVA CAMPANHA JIL SANDER MARCADA POR CORES FORTES

Uma combinação perfeita de cores fortes e brilhantes, com uma iluminação cuidada que resulta em imagens esteticamente sublimes. Falamos da nova campanha publicitária da marca Jil Sander. As imagens são da autoria do fotógrafo Willy Vanderperre, conhecido pelos seus jogos de luz e criação de campanhas para outras grandes casas de moda, como Givenchy ou Elie Saab.

A protagonista das fotografias é a modelo e actriz russa Daria Strokous que, com apenas 20 anos, consolida a sua carreira dia a dia, trabalhando com os maiores nomes do mundo da moda. As imagens centram-se nos acessórios às riscas e na combinação de cores muito fortes como o magenta, o laranja e o verde-esmeralda. Uma mistura aparentemente simples, mas com resultados surpreendentes.

Raf Simons, director criativo da Jil Sander, inspira-se habitualmente na cultura juvenil e no street style, surpreendendo sempre com cortes inovadores e abordagens pouco convencionais. O New York Times descreveu-o como “um designer que transborda talento e gera sempre tendências”.

"MISSONI ART"

Cada marca de luxo define os seus objectivos antes de se aventurar no mundo das novas tecnologias. Se a aplicação da Louis Vuitton para iPhone, Amble, oferece aos utilizadores ferramentas que permitem facilitar as suas viagens, funcionando como um diário digital, a Missoni opta por algo mais artístico.

“Missoni Art” já está disponível na loja App Store e em http://www.missoni.it/mobile/. O que se pode fazer com este pequeno presente da casa italiana? “Missonizar”! Com a aplicação no telemóvel, os utilizadores podem retocar todas as suas fotos, modificando as cores e as texturas e criando curiosos efeitos artísticos, em zig zag, como não poderia deixar de ser.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

SISLEY “BOWERY STYLE”

Terry Richardson assina mais uma campanha publicitária da marca italiana Sisley. O célebre fotógrafo abandonou os lugares anónimos e os excessos de erotismo e de transgressão típicos do seu estilo e abriu as portas do seu apartamento em Nova Iorque, para ambientar a nova campanha Primavera/Verão 2011 da Sisley, intitulada “Bowery Style”. O resultado é um conjunto de imagens que apostam na ironia e numa cumplicidade divertida e secreta.

As cenas acontecem a partir daquilo que as peças sugerem: misturas elegantes e glamourosas – entre as quais passam vestidos de cocktail e smokings, cetins e sedas – falam de festas e serões com amigos, de risos e de música. Os ambientes, domésticos e familiares ao olho que vê e também à objectiva que dispara, servem de fundo aos preparativos e à própria festa.

A relação entre a Sisley e Richardson baseia-se numa amizade de vários anos que, de estação em estação, tem resultado em curiosas transformações estilísticas da marca.









O REGRESSO DE PACO RABANNE

Nos últimos anos, as grandes casas de moda como Thierry Mugler, Halston ou Vionnet assistiram a um importante renascimento. Agora é a empresa espanhola Paco Rabanne que aposta na sua renovação, contando, para isso, com o designer indiano Manish Arora como director criativo da sua colecção de senhora.

A primeira colecção de Manish Arora para a Paco Rabanne corresponderá à estação Primavera/Verão 2012 e será apresentada durante a Semana de Moda de Paris, em Setembro próximo.

Mas o projecto de renovação da empresa não termina aqui. Sob a insígnia Paco Lab, vários criadores serão periodicamente convidados a desenhar uma série de peças e acessórios. O designer inglês Judy Blame é o primeiro a protagonizar esta parceria e irá apresentar no próximo mês de Março uma colecção cápsula de joalharia, além de novas versões da mítica bolsa chain-mail de 1969. Estas últimas estarão à venda em 25 pontos de venda seleccionados e em 10 lojas Comme des Garçons.

Vincent Thilloy, vice-presidente da linha de fragrâncias, moda e acessórios da Paco Rabanne, afirmou: “Creio que as pessoas estão à procura de marcas com grande património e histórias para contar. É o momento perfeito para regressar”.

O selo futurista, minucioso e optimista de Manish Arora irá certamente beneficiar esse regresso.

IMAGEM: Manish Arora - Verão 2011

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A MODALISBOA FAZ 20 ANOS: CORAÇÕES AO ALTO!

Dias 10, 11, 12 e 13 de Março a Moda volta à passerelle. No Pátio da Galé, Terreiro do Paço, e no MUDE - Museu do Design e da Moda, em Lisboa, as novas propostas dos Criadores Portugueses para o próximo Outono - Inverno vão desfilar com um sabor especial: os vinte anos da ModaLisboa Lisboa Fashion Week.

Por isso, o seu tema será, tão simplesmente, LOVE.

Nesta 36ª edição estará presente o empenho e a determinação com que há 20 anos planeámos o futuro. A ModaLisboa comemora 20 anos com a mesma energia e com o mesmo amor. O tempo que passou consolidou o espírito positivo e de construção que fizeram o seu caminho em prol da Indústria da Moda nacional.

A ModaLisboa foi a primeira Semana de Moda a nascer depois das grandes capitais de estilo como Paris, Milão, Nova Iorque e Londres. Acreditou e apostou tudo: pela primeira vez a estética da Moda encontrou-se com as disciplinas criativas que a rodeiam e complementam, como a fotografia, o design gráfico, a arquitectura, a música, a instalação... Hoje multiplicam-se as Semanas de Moda, e é corrente esta noção de pluralidade e contaminação artística, mas a ModaLisboa esteve lá antes, num outro tempo ... “Sempre acreditámos que a Moda deveria fazer parte de uma cidade e de um país, e que o seu desenvolvimento é um acto profundo de democracia.” recorda Eduarda Abbondanza.

Há 20 anos que traz ao peito o talento dos Designers de Moda Portugueses, que nela cresceram e fizeram escola. “Cada um ensaiou uma linguagem própria, afirmou o seu próprio estilo, encontrou o seu público e segmento de mercado, construiu metodologias para o seu trabalho e tornou-se um exemplo para as novas gerações”.

Agora a ModaLisboa é muito mais do que o que foi. “Apoia-se na sua própria história para traçar um futuro, que está em construção diária, e que procura soluções criativas constantes para, mais do que ultrapassar as dificuldades, ultrapassar fronteiras, levando a Moda Portuguesa a todo o lado.”

Cesariny escreveu: “ama como a estrada começa”. A ModaLisboa ama como a Moda ama: olha para trás para melhor saber olhar para a frente. Esta edição é sobre tudo isto e sobre estar no mundo com o coração ao alto.

*Citações de Eduarda Abbondanza



MODALISBOA 20 YEARS - LOVE presented by SEAT

Inverno / Winter 2012

Location 1
Pátio da Galé I Terreiro do Paço

Location 2
MUDE I Rua Augusta, 24

Apresentação oficial das Colecções dos Criadores Portugueses.

Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa.

Programação Location 2 no âmbito da parceria com o MUDE - Museu do Design e da Moda. Colecção Francisco Capelo.

NIKE V-SERIES+

A essência do desporto mergulha, uma vez mais, no mundo da moda. Na Primavera 2011, a Nike Sportswear presta homenagem a uma colecção que se assume como um ponto de viragem no mundo dos ténis de corrida. Num regresso às origens, recupera o estilo vintage de três dos seus modelos mais icónicos da década de 1980 – Air Vengeance, Air Vortex e Air Vector - e lança uma nova versão dos mesmos através da introdução das tecnologias Lunar e Nike+. A nova colecção intitula-se V-Series+ e está repleta de inovações e influências do mundo do running.


V-SERIES+ - UM CLÁSSICO DO RUNNING
Na década de 1980, a NIKE decidiu colocar de lado tudo o que poderia complicar num par de ténis de corrida, para facilitar a vida aos atletas. Assim nasceu a colecção original dos V-Series, três modelos de ténis diferentes adequados a três estilos de corrida específicos. O primeiro modelo da série foram os Air Vengeance, que ofereciam uma velocidade e amortecimento ligeiros. As suas características mais atractivas eram o design dominado pelo vermelho e pelo preto, assim como os materiais Poly-Pag e Duramesh. Com a unidade Nike Air em toda a superfície do pé, estes ténis assumiram-se como um modelo mais cómodo do que funcional. Os Air Vector (posteriormente designados Venue) estavam disponíveis em cinzento e preto e destinavam-se a atletas com mais necessidade de estabilidade. No mesmo ano em que foram lançados, surge um outro modelo, azul e dourado, denominado Vortex, que incorporavam a unidade Air Wedge, conseguindo ainda mais estabilidade sem aumentar o seu peso.

LUNAR V-SERIES+
Quão leve pode ser um par ténis? Esta era a questão que se colocava na altura em que foi lançada a V-Series. Na nova colecção reeditada, a espuma Lunarlon vai ainda mais além. A construção sem costuras da estrutura superior recria os painéis, acabamentos e silhuetas das versões originais, mas torna-os mais leves. As novas malhas são bastante mais leves e mais respiráveis, mas as cores estão de volta – o vermelho dos Vengeance, o preto dos Venue e o azul dos Vortex.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

KAT MARKS BY NICK KNIGHT

O Showstudio surpreende sempre. Desta vez, Nick Knight apresenta a colecção de Inverno de Kat Marks.

MEDWINDS

Prepare-se para o lançamento de mais uma etiqueta de moda. MedWinds é a nova marca do grupo Camper e promete vendas 100% online, para garantir os menores custos para um melhor preço. No vídeo apresentado, a empresa espanhola apresenta a sua filosofia. O lançamento está agendado para o próximo dia 14 de Fevereiro.

MATERIAIS GRÁFICOS MODALISBOA DISTINGUIDOS INTERNACIONALMENTE

A ModaLisboa está de parabéns, por ter dedicado as últimas duas décadas à promoção e desenvolvimento da Indústria de Moda Portuguesa, e também pela excelência dos seus materiais gráficos, que sempre se destacaram nacional e internacionalmente. Prova disso são os diversos prémios de design ganhos ao longo destes 20 anos de ModaLisboa.

As mais recentes distinções foram para o catálogo do Estoril FashionArt Festival, divulgado no website "Design and Design" e para os materiais gráficos da ModaLisboaEstoril Fashion Force'33, desenvolvidos pelo atelier de design MusaWorkLab e agora publicados no livro “Fashion Branding”, editado pela editora espanhola Monsa. Este livro apresenta uma selecção de marcas e branding work, que demonstra a contribuição do design gráfico para o mundo da moda e como estas duas áreas se unem harmoniosamente para criar uma marca e imagem de moda.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

MARC JACOBS PROTAGONIZA A SUA PRÓPRIA CAMPANHA PUBLICITÁRIA

Não é a primeira vez que Marc Jacobs posa para uma câmara fotográfica. Já o fez para o livro 15x15 do maquilhador François Nars, e volta a fazê-lo agora para a apresentação da sua segunda fragrância masculina, Bang. Uma década após o lançamento do seu primeiro aroma para homem, Marc Jacobs decide despir-se para protagonizar a sua própria campanha publicitária, assinada pelo fotógrafo Juergen Teller.

O novo perfume é uma mistura de três tipos de pimenta (negra, branca e vermelha), vetiver, musgo branco e pachuli, e é apresentado num frasco de cristal negro assinado por Harry Allen. Para completar, será lançado também um bálsamo alter shave e uma linha de banho, que chegarão ao mercado no final do mês de Fevereiro.

LOUIS VUITTON LANÇA APLICAÇÃO PARA iPHONE

“Veja o mundo segundo os olhos da Louis Vuitton”. Este é o convite que a Louis Vuitton lança aos viajantes mais elegantes em todo o mundo, através da Amble, a primeira aplicação da casa francesa para iPhone, que pode ser descarregada gratuitamente da Apple App Store.

Pioneira do luxo na era digital com o lançamento de um website corporativo em 1997, e mais recentemente com a transmissão dos seus desfiles e grandes eventos ao vivo no Facebook, a Louis Vuitton inova, uma vez mais, com uma revolucionária aplicação concebida para funcionar como um diário de viagem digital. A Amble oferece aos utilizadores uma série de ferramentas destinadas a facilitar as suas viagens e a transformá-las em experiências pessoais enriquecedoras. É um convite para explorar o mundo e fazer descobertas surpreendentes, gravando-as depois no iPhone em formato de foto, vídeo, áudio ou nota. Restaurantes, lojas, galerias de arte… Tudo pode ser registado como uma espécie de itinerário pessoal.

A aplicação conta ainda com a ferramenta “Around Me”, um interface que utiliza o GPS do iPhone para descobrir locais de interesse perto das localizações dos utilizadores, os quais têm também a oportunidade de partilhar locais de interesse com os seus amigos via e-mail, Facebook ou Twitter, assim como submetê-los à Louis Vuitton, onde poderão ser divulgados no website, alargando a experiência de outros viajantes.

A Amble interage também com o site que lhe é dedicado, www.louisvuittonamble.com, possibilitando aos viajantes a preparação da sua viagem no seu computador ou iPad.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

CHRISTIAN LACROIX ASSINA COLECÇÃO DE MÓVEIS PARA SICIS

Depois de ter deixado a Alta Costura em Dezembro de 2009, Christian Lacroix diversificou a sua actividade artística e multiplicou as colaborações com marcas de difusão como a Desigual. O célebre designer francês desenhou também uma garrafa para a Evian e redesenhou os uniformes dos agentes da Société Nationale des Chemins de fer Français (SNCF).

Conhecido pela sua versatilidade artística, Lacroix associa-se desta vez à SICIS, marca italiana de mosaicos, para desenhar uma colecção de mobiliário que será apresentada no Salão do Móvel de Milão de 12 a 17 de Abril. As cadeiras, mesas, candeeiros e tapetes desenhados pelo designer têm a particularidade de serem produzidos parcialmente com mosaicos, distinguindo-se pelo seu estilo colorido, opulência e ornamentos barrocos. A colecção estará disponível em todos os showrooms internacionais da SICIS a partir de Junho.

H&M E HASBEENS JUNTAM-SE NESTA PRIMAVERA

A cadeia de moda sueca H&M encontrou a sua próxima parceira no seu país de origem. Trata-se da marca de sapatos Swedish Hasbeens, cujo calçado é feito à mão numa pequena fábrica na Suécia e procura respeitar o meio ambiente através do uso de materiais ecológicos. A colecção resultante desta parceria, intitulada "Hasbeens for H&M", inclui três modelos de socas inspiradas nos modelos tradicionais suecos dos anos 1970, que estarão disponíveis a partir de 20 de Abril, em cerca de 150 lojas H&M em todo o mundo.

“Estes Hasbeens para H&M encaixam-se perfeitamente no look boémio dos anos 70 que será tão importante na próxima estação”, afirma a directora de design da H&M, Ann-Sofie Johansson.

“Apostamos em fazer sapatos melhores para um mundo melhor. Queremos tornar a moda mais divertida, criativa e amiga das pessoas e do ambiente. Adorámos desenhar para a H&M. É uma oportunidade fantástica para divulgar a ideia da Hasbeens e tornar estes sapatos acessíveis a mais pessoas em todo o mundo”, comentou Emy Blixt, fundadora e designer da Swedish Hasbeens.

A Swedish Hasbeens foi fundada em 2007 por Cilla Wingard Neuman e Emy Blixt, mas a sua história começou em 2006, quando Emy encontrou 300 pares de socas dos anos 70 que decidiu recuperar e revitalizar, recriando a sola de madeira e as tiras de cabedal em atraentes colecções de calçado. Hasbeens é actualmente uma marca de culto internacional, estando presente em 22 países. Entre as suas clientes, estão celebridades como Sarah Jessica Parker e Maggie Gyllenhaal.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

PEDRO PEDRO POP-UP SHOP EM LONDRES

“Estampados, flores, William Morris encontra Andy Warhol, versatilidade”, assim descreve Pedro Pedro a sua colecção “Wallpaper” para o Verão 2011. Uma colecção de peças versáteis, formas orgânicas e soltas, flores estilizadas, motivos aguarelados, cores claras e tons pastel que o designer irá apresentar em Londres, em formato Pop-Up Shop, entre 18 e 21 de Fevereiro, durante a London Fashion Week. A loja fica situada em Shoreditch, um dos bairros de Londres mais em voga actualmente, e acolherá também uma exposição de fotografia da autoria de Ana Luandina e uma instalação do arquitecto Gustavo Guimarães.

Pedro Pedro prossegue, assim, com o projecto de internacionalização da sua marca.


Pedro Pedro (n.1973) conclui, em 1997, o curso de design de moda na Academia de Moda do Porto. Em 1998 cria a marca Pedro Pedro. Em 2003 ganha o 1º Prémio do Concurso “I Mode You European Fashion Awards 03”, em Bruxelas. As suas Colecções são apresentadas regularmente na ModaLisboa – Lisboa Fashion Week. Em 2006 e 2007 desloca-se a Paris, no âmbito da Paris Fashion Week. As suas criações têm sido mostradas, entre outros meios, em revistas como a “Vogue”, “Elle” ou “Collezione Dona”.

DIESEL E ADIDAS LANÇAM EDIÇÃO LIMITADA DE TÉNIS

Autenticidade, expressão própria e criatividade são valores comuns à adidas Originals e à Diesel. Depois de terem unido esforços na colaboração especial de denim em 2008, as conhecidas marcas de lifestyle voltam a juntar-se para desenvolver uma colecção exclusiva de ténis Diesel/adidas Originals de edição limitada. Cinco modelos clássicos adidas redesenhados pela Diesel, com apenas 10.000 pares disponíveis em todo o mundo, estarão disponíveis em Portugal a partir de 1 Março na Diesel Store Lisboa.

Stefano Rosso, responsável pelas Alianças Estratégicas da Diesel e filho do fundador da empresa, declara: “ Sou um grande fã da adidas, a marca sempre me inspirou e foi o meu mito enquanto crescia. Depois da maravilhosa colaboração na área do denim, o know-how Diesel foi influenciado pelo espírito adidas, e agora começa um novo capitulo na história da parceria: a herança das duas marcas irá fundir-se aplicando o espírito Diesel ao pontapés clássicos da adidas!”

O porta-voz da adidas Originals comenta: “As nossas marcas continuam a partilhar uma óptima relação de negócio e perícia construída a partir do respeito e admiração mútuos. Na sequência da recente colaboração, na qual utilizámos a experiência Diesel na área do denim para criar um novo segmento Originals, este novo projecto irá permitir-nos usar o processo inverso. Trabalhar com a Diesel resulta sempre numa partilha positiva de ideias. A perspectiva Diesel cria óptimos produtos e dá-nos uma melhor compreensão de como os outros interpretam a nossa colecção.”

Se quer ser um dos primeiros a ter um dos 10.000 ténis Diesel/adidas de edição limitada, viaje até uma Diesel Store ou até diesel.com a partir de 1 de Março.

"BLOW UP" BY LOEWE

A marca Loewe acaba de apresentar uma curta-metragem dirigida por James Lima, uma estrela dos efeitos especiais em Hollywood. O filme intitula-se “Blow Up” e tem como protagonista a mítica mala da Loewe, Amazona.