quarta-feira, 3 de julho de 2013

WONDER ROOM MODALISBOA: MARCAS PARTICIPANTES


5 - 14 JULHO


AROUNDTHETREE
A AROUNDtheTREE - Natural Design é uma nova marca de design de mobiliário, orgulhosamente portuguesa. É o projeto de uma equipa que acredita no valor das heranças culturais e tradições portuguesas dando-lhes uma nova interpretação através de peças de design exclusivo. A principal herança é a ligação familiar desta equipa a um dos maiores ícones de design português dos anos 50, a cadeira Gonçalo da Arcalo, que ainda hoje continua a ser a principal imagem portuguesa presente em esplanadas e jardins nacionais e mundiais. A MADEIRA e a CORTIÇA NATURAL são 2 elementos fundamentais em tudo o que a marca faz, combinando métodos ancestrais com avançada tecnologia, sempre com o objetivo de encontrar a exclusividade dos materiais. Estas duas heranças fazem da marca AROUNDtheTREE uma marca original que se distingue por ter no seu ADN uma combinação perfeita de dois elementos: o Design e a Natureza.

www.aroundthetree.eu



CEAGAGÊ
Lê-se CHG e nasceu em 2012. Trata-se de uma marca de design de joalharia que cria peças exclusivas e inteiramente feitas à mão. Cristina Homem de Gouveia, licenciada em Design de Moda pela FAUTL, dá nome e vida a esta marca. O seu trabalho consiste na manipulação de materiais pouco comuns – têxteis, bric-a-brac de retrosaria, peles, penas, franjas, pedras e correntes –, dando às suas peças uma identidade estética inconfundível.

www.ceagage.tictail.com



PURA CAL
A paixão pelo espaço e pelos objetos fizeram nascer a Pura Cal. Fundada em outubro de 2010, a Pura Cal é sobretudo um conceito, um modo de estar e de pensar Mobiliário, Espaços e Ambientes. Atenta ao passado, de olhos postos no futuro, a Pura Cal ambiciona difundir e experienciar o Design, como cultura, 
estilo e bem-estar, incrementando também a produção 
e consumo de Design em Portugal.

www.puracal.pt



QUIMERA SPECIES

www.quimeraspecies.com



UMBRAE
Inspirada em viagens aos quatro cantos do mundo, surgiu há dois anos uma marca portuguesa de roupa, acessórios e bijutaria exclusiva... um leque vasto de criações, utilizando sedas da Índia, peles exóticas de Bali e pedras/metais preciosos: UMBRAE

www.facebook.com/UmbraeStyle



VALENTIM QUARESMA
Valentim Quaresma transforma objetos banais em peças requintadas e luxuosas. Cada uma das suas criações apresenta, num contraste singular, a combinação perfeita de referencias antagónicas. Com um sentido de equilíbrio, mistura vários conceitos estéticos, contrastando-os. Utiliza ainda peças concebidas com um design específico para determinada função, dando-lhes outra alma. Os temas variam de coleção para coleção. São pesquisadas e exploradas as potencialidades dos materiais escolhidos quase até à exaustão, permitindo assim uma maior abertura para a criação.
(Texto: Isabel Simões Marques)

www.valentimquaresma.com



WASTED RITA

www.wastedrita.com




5 - 9 JULHO


BEST SUNDAY DRESS
Best Sunday Dress é uma marca portuguesa de vestuário que tem como índole a sofisticação sustentável, tanto na estética das suas roupas como na sua confeção. Assente na simplicidade das linhas, utiliza maioritariamente têxteis orgânicos aconchegantes ao toque, criando sentimentos de conforto e elegância. O segredo reside tanto nos pormenores como na sua ausência, para que quem as vista faça delas o seu espelho e a imagem que pretende incorporar.

http://bestsundaydressclothing.com/



CHANGE
A Change surge num momento em que importa reciclar, mas propõe fazê-lo de uma forma única. Reaproveita roupa icónica e junta-lhe pormenores que a tornam especial e provocatória. São peças vintage intemporais, renovadas através de materiais atuais e padrões inesperados, que passam a contar uma história nova. Tudo é possível quando há tachas metálicas, tecidos étnicos, e estampados de animais. Tesouras, remendos e lixívia.
Marta Leitão é quem dá a volta às peças. Descobriu cedo que há sempre qualquer coisa a acrescentar na roupa para a tornar inesquecível. O entusiasmo pela costumização de peças virou paixão. Imagens, viagens e música inspiram as suas criações.

www.change.pt



DANIELA PONTO FINAL
Daniela Ponto Final distingue-se pela escolha de tecidos/padrões antigos que, conjugados com matérias mais recentes, resultam num produto final jovem, descontraído e atual. Aposta na confeção de peças com bons acabamentos e no trabalho de atelier onde tudo é feito com muita dedicação, amor e carinho.

www.facebook.com/danielapontofinal



LATITID
Latitid é uma marca portuguesa de bikinis, fatos de banho e roupa de praia criada por Fernanda Santos (production manager); Inês Fonseca (gestora da marca) e pela designer Marta Fonseca. As três sócias portuenses fundaram a empresa em 2012 e entraram no mercado português em Abril de 2013.
Latitid é uma marca com um design exclusivo e qualidade, cuja missão é oferecer às suas clientes, sofisticação, confiança e (L)atitude.

www.latitid.com



MANJERICA
Manjerica é uma marca portuguesa de malas em pele caraterizada por combinações únicas de formas, texturas e cores. Constantemente à procura dos mais altos padrões de qualidade e estética, a Manjerica fabrica os seus produtos de acordo com as técnicas artesanais tradicionais, com os melhores materiais. O resultado são malas exclusivas e com um design diferenciado.

www.manjerica.com



ORIGAMA
A Origama chaise longue nasceu da vontade de tornar a praia ainda mais confortável. Foi desenvolvida com o objetivo de reunir, de uma forma simples e eficaz, uma base para diversas atividades, sem perder a sua função de raiz: uma suave toalha de praia. Este produto é constituído por uma toalha 100% algodão e estacas de madeira. O seu design permite desfrutar de um livro, ouvir música ou até mesmo dormir sem necessitar de levar cadeira ou almofada para a praia.

https://www.facebook.com/origama.portugal?fref=ts



RODA GIRA
A RodaGira surgiu em maio de 2012 inicialmente como um blog. Alguns meses mais tarde passou a ser uma loja online até que em março de 2012 abriu a loja física. O conceito centra-se na criação de bicicletas únicas de uma velocidade, adaptadas à utilização diária. Partindo da reutilização de quadros vintage ou quadros novos de diversos materiais como o cromoly, o alumínio e o carbono, no primeiro ano foram criadas mais de 100 bicicletas, existindo centenas de opções e configurações possíveis. A aposta para 2013 é a introdução de quadros da marca RodaGira, com duas opções: aço cromoly 4130 e alumínio 7005.

www.bicirodagira.com



TERESA GAMEIRO
Teresa Gameiro é uma marca inspirada pela reciclagem têxtil. Ao apaixonar-se pela tecelagem, Teresa Gameiro lança uma linha de malas onde o conceito de “Ecodesign”, “Handcraft”, “Contemporaneidade” e “Reciclagem” convivem em simultâneo. Todo o processo de confeção é feito na região Leiria-Fátima por artesãos locais.

www.teresagameiro.com



WETHEKNOT
wetheknot é um projeto iniciado em 2010 por Filipe Cardigos e Sérgio Gameiro. Desenvolvem trabalho no âmbito das artes visuais, moda e design gráfico, e as suas experiências surgem da utilização de novos materiais e técnicas na produção de edições limitadas. Apresentam no Wonder Room a 3ª edição de WET, um conjunto de calções de banho feitos com tecido de guarda-chuvas estragados, encontrados durante o inverno na cidade e a sua nova coleção de mochilas TOT.

www.wetheknot.com




10 - 14 JULHO


ANTIGA BARBEARIA DE BAIRRO
A Antiga Barbearia de Bairro é uma marca Portuguesa que se inspira nas barbearias antigas e bairros típicos Portugueses. Entre os seus produtos encontram-se pinceis e sabão de barba, sabonetes de mão e banho.

http://www.antigabarbeariadebairro.com/



ALDEIA DA ROUPA BRANCA

www.aldeiadaroupabranca.com/



CASTELBEL
A Castelbel é uma média empresa localizada no Grande Porto que se dedica ao fabrico e comercialização de sabonetes e outros produtos de luxo perfumados para a casa (velas, saquetas e papéis perfumados, difusores e vaporizadores de fragrância) e para o corpo (loções corporais, geles de duche, cremes de mãos, sabonetes de barbear).

www.castelbel.com/pt/



DAVID PALMA

www.david-palma.com/



IDEAL & CO
Ideal & Co – Living Heritage* é uma marca eco-friendly 100% portuguesa de artigos em pele, baseada num minimalismo funcional, que cria peças únicas e intemporais. Apresenta uma coleção exclusiva de malas e acessórios feitos com o melhor couro português, utilizando métodos e técnicas de curtimenta e pigmentação inteiramente vegetal. Aliado a este respeito pelos materiais naturais, transformados de forma ecológica e sustentável em Portugal, junta-se o saber fazer dos artesãos do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, que seguindo as diretrizes dos designers da marca - Rute Vieira e José Lima - manufaturam cada peça individualmente, o que resulta num design com forte identidade nacional, capaz de conquistar um público informado e apaixonado.
Ideal & Co valoriza a conjugação de conceitos como autenticidade, tradição e contemporaneidade transformados em peças atuais, funcionais e duradouras, porque: …*some things stay with you forever!"

http://idealandco.com



JANNIS DELLARTE
Deformação e Mutabilidade inspiram o processo de Janis DellArte, que procura traduzir em peças de vestuário as ideias de degeneração e deformabilidade, manifestando-se na fusão entre acessório e roupa. O resultado final traduz-se em elementos que transformam o corpo humano, atribuindo-lhe novos significados e levantando a questão - tem a roupa de nos tornar mais bonitos?

www.janisdellarte.com



KRV KURVA

http://krvkurvadesignofficialstore.bigcartel.com/



NATACHA DUARTE
Natacha Duarte acredita na qualidade e no design intemporal utilizando técnicas mais ecológicas. A marca surge do desejo que a designer tinha de implementar um novo modelo de negócio, mais justo e sustentável. Alguns estampados são feitos à mão com tintas à base de água ou vegetais, enquanto que noutros são usadas técnicas digitais, mas sempre amigas do meio ambiente. Os ciclos de produção são pequenos, minimizando o desperdício e excedentes de bens. São utilizados materiais ecológicos e 100% naturais, preferentemente portugueses, podendo os reciclados ter outra origem. São igualmente usados alguns tecidos provenientes de pequenas associações e projetos sociais de ajuda às mulheres e comunidades pobres do Nepal, India, e Indonésia. Todos os acessórios são fabricados em Portugal e os lenços são cosidos à mão por mãos experientes.

www.natachaduarte.com



PROJETO REMIX
O reMix é um projeto de cariz interventivo, sedeado no Bairro do Armador - Chelas, que tem como principal objetivo a capacitação da comunidade envolvente. Para tal, foi concebida uma oficina de Eco-design, com o intuito de estabelecer um canal de comunicação entre 5 moradores locais e designers profissionais, os quais projetaram peças de design, sob a óptica do reaproveitamento de materiais de desperdício industrial. A implementação da oficina, a concepção das peças e a sua comercialização têm contribuído para a concretização de um negócio social, o qual prima pela essência do design social.

www.projectoremix.com



SAYMYNAME
A marca Portuguesa Saymyname foi criada pela designer de moda Catarina Sequeira, formada pela escola de moda Gudi, no Porto. Depois de iniciar a sua carreira como assistente de criação e responsável de produção para as marcas Lady Soul e Homecore, Catarina trabalhou 10 anos com o designer Luís Buchinho, como assistente criativa e responsável de produção e distribuição.

 Em 2002, desenvolveu uma mini coleção para a loja ModaLisboa Design, inserida no projeto LAB design para jovens designers, mas foi em 2007 que lançou a marca para o mercado global com coleções sazonais. Em 2011 começou a sua representação no mercado asiático e Médio Oriente através de um showroom e gabinete de imprensa em Hong Kong. Em outubro do mesmo ano integrou a plataforma LAB da ModaLisboa – Lisboa Fashion Week, onde apresenta, desde então, as suas coleções.

www.saymyname.pt




MY DAY


6 e 7 de JULHO - ALEXANDRA MOURA
Natural de Lisboa, Alexandra Moura formou-se no IADE, especializando-se em Projetos de Design de Moda. Iniciou a sua carreira nos ateliers de design de Ana Salazar e José António Tenente e em 2000 apresentou a sua primeira coleção a solo. Desde abril de 2002, apresenta sazonalmente as suas coleções na ModaLisboa – Lisboa Fashion Week e colabora frequentemente na criação de fardas para hotéis, restaurantes e lojas e no desenvolvimento de figurinos para espetáculos de dança. Em 2012, abriu a sua primeira loja / atelier, "Alexandra Moura Ma+s", na Rua Dom Pedro V nº77, no Príncipe Real, Lisboa. Alexandra Moura é a única Designer Portuguesa a integrar os livros “Atlas of Fashion Designers” (2009); ”Mapa da Moda Contemporânea” (2011) e ”Fashion Design Sourcebook” (2011).



8 e 9 de JULHO - FILIPE FAÍSCA
Filipe Faísca licenciou-se em Design de Moda pelo I.A.D.E., em 1989. Ainda enquanto estudante, participou nas Manobras de Maio, no Largo do Século, em Lisboa. Em 1991, apresentou a sua primeira coleção na ModaLisboa. No ano seguinte inaugurou o seu atelier. Desde então, e a par do desenvolvimento de coleções de atelier, tem‐se dedicado à criação de guarda-roupas para teatro, ópera, ballet e cinema. Desenvolve ainda fardas para vários hotéis, restaurantes (Bica do Sapato, entre outros) e discotecas (Lux, entre outras).
Depois de um interregno de 14 anos, Filipe Faísca regressou à passerelle da ModaLisboa em outubro de 2006, onde passou a apresentar sazonalmente as suas coleções.



10 e 11 de JULHO | 18H-21H - MARIAMACOMK
Tecidos estampados africanos, lenços, acessórios e muito mais.



12 e 13 de JULHO - WHITE TENT
A marca White Tent foi criada em 2007 pela designer russa Evgenia Tabakova e pelo português Pedro Noronha-Feio, licenciados pela Central Saint Martins School e London College of Fashion, respetivamente. Integrando desde a sua criação o calendário da ModaLisboa – Lisboa Fashion Week, a White Tent tem apostado fortemente na manipulação dos padrões de corte e na utilização de materiais inovadores. A sua linguagem desenvolve-se no sentido de se tornar uma discreta exploração de conceitos de design. Conscientes do impacto que a moda tem no meio ambiente e na vida das pessoas, Evgenia Tabakova e Pedro Noronha-Feio acreditam na sua responsabilidade social e estão a estudar formas de tornar a White Tent uma marca com práticas ambientalmente sustentáveis.



14 de JULHO - DINO ALVES
Natural de Anadia, Dino Alves formou-se em Pintura na Escola Superior Artística do Porto, fez um curso profissional de fotografia no INEF e depois de uma passagem pela Cinemateca Portuguesa, acabou por enveredar pela área da moda, conquistando o título de “Enfant-terrible da Moda Portuguesa”. O seu primeiro desfile ocorreu nas “Manobras de Maio” de 1994 e a partir de maio de 1997 passou a apresentar regularmente as suas coleções na ModaLisboa – Lisboa Fashion Week. Desde então, além das suas coleções sazonais, tem desenvolvido figurinos para diversos espetáculos de dança e teatro, assim como guarda-roupas para publicidade, eventos de moda e lançamentos de produtos. Um stylist por excelência, Dino Alves colabora também em vários projetos de conceção de imagem. Em 2011, abriu o seu novo atelier na baixa de Lisboa, na Rua da Madalena, 91 - 1º Dto.


Sem comentários: