Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 3 de julho de 2013

WONDER ROOM MODALISBOA: MARCAS PARTICIPANTES


5 - 14 JULHO


AROUNDTHETREE
A AROUNDtheTREE - Natural Design é uma nova marca de design de mobiliário, orgulhosamente portuguesa. É o projeto de uma equipa que acredita no valor das heranças culturais e tradições portuguesas dando-lhes uma nova interpretação através de peças de design exclusivo. A principal herança é a ligação familiar desta equipa a um dos maiores ícones de design português dos anos 50, a cadeira Gonçalo da Arcalo, que ainda hoje continua a ser a principal imagem portuguesa presente em esplanadas e jardins nacionais e mundiais. A MADEIRA e a CORTIÇA NATURAL são 2 elementos fundamentais em tudo o que a marca faz, combinando métodos ancestrais com avançada tecnologia, sempre com o objetivo de encontrar a exclusividade dos materiais. Estas duas heranças fazem da marca AROUNDtheTREE uma marca original que se distingue por ter no seu ADN uma combinação perfeita de dois elementos: o Design e a Natureza.

www.aroundthetree.eu



CEAGAGÊ
Lê-se CHG e nasceu em 2012. Trata-se de uma marca de design de joalharia que cria peças exclusivas e inteiramente feitas à mão. Cristina Homem de Gouveia, licenciada em Design de Moda pela FAUTL, dá nome e vida a esta marca. O seu trabalho consiste na manipulação de materiais pouco comuns – têxteis, bric-a-brac de retrosaria, peles, penas, franjas, pedras e correntes –, dando às suas peças uma identidade estética inconfundível.

www.ceagage.tictail.com



PURA CAL
A paixão pelo espaço e pelos objetos fizeram nascer a Pura Cal. Fundada em outubro de 2010, a Pura Cal é sobretudo um conceito, um modo de estar e de pensar Mobiliário, Espaços e Ambientes. Atenta ao passado, de olhos postos no futuro, a Pura Cal ambiciona difundir e experienciar o Design, como cultura, 
estilo e bem-estar, incrementando também a produção 
e consumo de Design em Portugal.

www.puracal.pt



QUIMERA SPECIES

www.quimeraspecies.com



UMBRAE
Inspirada em viagens aos quatro cantos do mundo, surgiu há dois anos uma marca portuguesa de roupa, acessórios e bijutaria exclusiva... um leque vasto de criações, utilizando sedas da Índia, peles exóticas de Bali e pedras/metais preciosos: UMBRAE

www.facebook.com/UmbraeStyle



VALENTIM QUARESMA
Valentim Quaresma transforma objetos banais em peças requintadas e luxuosas. Cada uma das suas criações apresenta, num contraste singular, a combinação perfeita de referencias antagónicas. Com um sentido de equilíbrio, mistura vários conceitos estéticos, contrastando-os. Utiliza ainda peças concebidas com um design específico para determinada função, dando-lhes outra alma. Os temas variam de coleção para coleção. São pesquisadas e exploradas as potencialidades dos materiais escolhidos quase até à exaustão, permitindo assim uma maior abertura para a criação.
(Texto: Isabel Simões Marques)

www.valentimquaresma.com



WASTED RITA

www.wastedrita.com




5 - 9 JULHO


BEST SUNDAY DRESS
Best Sunday Dress é uma marca portuguesa de vestuário que tem como índole a sofisticação sustentável, tanto na estética das suas roupas como na sua confeção. Assente na simplicidade das linhas, utiliza maioritariamente têxteis orgânicos aconchegantes ao toque, criando sentimentos de conforto e elegância. O segredo reside tanto nos pormenores como na sua ausência, para que quem as vista faça delas o seu espelho e a imagem que pretende incorporar.

http://bestsundaydressclothing.com/



CHANGE
A Change surge num momento em que importa reciclar, mas propõe fazê-lo de uma forma única. Reaproveita roupa icónica e junta-lhe pormenores que a tornam especial e provocatória. São peças vintage intemporais, renovadas através de materiais atuais e padrões inesperados, que passam a contar uma história nova. Tudo é possível quando há tachas metálicas, tecidos étnicos, e estampados de animais. Tesouras, remendos e lixívia.
Marta Leitão é quem dá a volta às peças. Descobriu cedo que há sempre qualquer coisa a acrescentar na roupa para a tornar inesquecível. O entusiasmo pela costumização de peças virou paixão. Imagens, viagens e música inspiram as suas criações.

www.change.pt



DANIELA PONTO FINAL
Daniela Ponto Final distingue-se pela escolha de tecidos/padrões antigos que, conjugados com matérias mais recentes, resultam num produto final jovem, descontraído e atual. Aposta na confeção de peças com bons acabamentos e no trabalho de atelier onde tudo é feito com muita dedicação, amor e carinho.

www.facebook.com/danielapontofinal



LATITID
Latitid é uma marca portuguesa de bikinis, fatos de banho e roupa de praia criada por Fernanda Santos (production manager); Inês Fonseca (gestora da marca) e pela designer Marta Fonseca. As três sócias portuenses fundaram a empresa em 2012 e entraram no mercado português em Abril de 2013.
Latitid é uma marca com um design exclusivo e qualidade, cuja missão é oferecer às suas clientes, sofisticação, confiança e (L)atitude.

www.latitid.com



MANJERICA
Manjerica é uma marca portuguesa de malas em pele caraterizada por combinações únicas de formas, texturas e cores. Constantemente à procura dos mais altos padrões de qualidade e estética, a Manjerica fabrica os seus produtos de acordo com as técnicas artesanais tradicionais, com os melhores materiais. O resultado são malas exclusivas e com um design diferenciado.

www.manjerica.com



ORIGAMA
A Origama chaise longue nasceu da vontade de tornar a praia ainda mais confortável. Foi desenvolvida com o objetivo de reunir, de uma forma simples e eficaz, uma base para diversas atividades, sem perder a sua função de raiz: uma suave toalha de praia. Este produto é constituído por uma toalha 100% algodão e estacas de madeira. O seu design permite desfrutar de um livro, ouvir música ou até mesmo dormir sem necessitar de levar cadeira ou almofada para a praia.

https://www.facebook.com/origama.portugal?fref=ts



RODA GIRA
A RodaGira surgiu em maio de 2012 inicialmente como um blog. Alguns meses mais tarde passou a ser uma loja online até que em março de 2012 abriu a loja física. O conceito centra-se na criação de bicicletas únicas de uma velocidade, adaptadas à utilização diária. Partindo da reutilização de quadros vintage ou quadros novos de diversos materiais como o cromoly, o alumínio e o carbono, no primeiro ano foram criadas mais de 100 bicicletas, existindo centenas de opções e configurações possíveis. A aposta para 2013 é a introdução de quadros da marca RodaGira, com duas opções: aço cromoly 4130 e alumínio 7005.

www.bicirodagira.com



TERESA GAMEIRO
Teresa Gameiro é uma marca inspirada pela reciclagem têxtil. Ao apaixonar-se pela tecelagem, Teresa Gameiro lança uma linha de malas onde o conceito de “Ecodesign”, “Handcraft”, “Contemporaneidade” e “Reciclagem” convivem em simultâneo. Todo o processo de confeção é feito na região Leiria-Fátima por artesãos locais.

www.teresagameiro.com



WETHEKNOT
wetheknot é um projeto iniciado em 2010 por Filipe Cardigos e Sérgio Gameiro. Desenvolvem trabalho no âmbito das artes visuais, moda e design gráfico, e as suas experiências surgem da utilização de novos materiais e técnicas na produção de edições limitadas. Apresentam no Wonder Room a 3ª edição de WET, um conjunto de calções de banho feitos com tecido de guarda-chuvas estragados, encontrados durante o inverno na cidade e a sua nova coleção de mochilas TOT.

www.wetheknot.com




10 - 14 JULHO


ANTIGA BARBEARIA DE BAIRRO
A Antiga Barbearia de Bairro é uma marca Portuguesa que se inspira nas barbearias antigas e bairros típicos Portugueses. Entre os seus produtos encontram-se pinceis e sabão de barba, sabonetes de mão e banho.

http://www.antigabarbeariadebairro.com/



ALDEIA DA ROUPA BRANCA

www.aldeiadaroupabranca.com/



CASTELBEL
A Castelbel é uma média empresa localizada no Grande Porto que se dedica ao fabrico e comercialização de sabonetes e outros produtos de luxo perfumados para a casa (velas, saquetas e papéis perfumados, difusores e vaporizadores de fragrância) e para o corpo (loções corporais, geles de duche, cremes de mãos, sabonetes de barbear).

www.castelbel.com/pt/



DAVID PALMA

www.david-palma.com/



IDEAL & CO
Ideal & Co – Living Heritage* é uma marca eco-friendly 100% portuguesa de artigos em pele, baseada num minimalismo funcional, que cria peças únicas e intemporais. Apresenta uma coleção exclusiva de malas e acessórios feitos com o melhor couro português, utilizando métodos e técnicas de curtimenta e pigmentação inteiramente vegetal. Aliado a este respeito pelos materiais naturais, transformados de forma ecológica e sustentável em Portugal, junta-se o saber fazer dos artesãos do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, que seguindo as diretrizes dos designers da marca - Rute Vieira e José Lima - manufaturam cada peça individualmente, o que resulta num design com forte identidade nacional, capaz de conquistar um público informado e apaixonado.
Ideal & Co valoriza a conjugação de conceitos como autenticidade, tradição e contemporaneidade transformados em peças atuais, funcionais e duradouras, porque: …*some things stay with you forever!"

http://idealandco.com



JANNIS DELLARTE
Deformação e Mutabilidade inspiram o processo de Janis DellArte, que procura traduzir em peças de vestuário as ideias de degeneração e deformabilidade, manifestando-se na fusão entre acessório e roupa. O resultado final traduz-se em elementos que transformam o corpo humano, atribuindo-lhe novos significados e levantando a questão - tem a roupa de nos tornar mais bonitos?

www.janisdellarte.com



KRV KURVA

http://krvkurvadesignofficialstore.bigcartel.com/



NATACHA DUARTE
Natacha Duarte acredita na qualidade e no design intemporal utilizando técnicas mais ecológicas. A marca surge do desejo que a designer tinha de implementar um novo modelo de negócio, mais justo e sustentável. Alguns estampados são feitos à mão com tintas à base de água ou vegetais, enquanto que noutros são usadas técnicas digitais, mas sempre amigas do meio ambiente. Os ciclos de produção são pequenos, minimizando o desperdício e excedentes de bens. São utilizados materiais ecológicos e 100% naturais, preferentemente portugueses, podendo os reciclados ter outra origem. São igualmente usados alguns tecidos provenientes de pequenas associações e projetos sociais de ajuda às mulheres e comunidades pobres do Nepal, India, e Indonésia. Todos os acessórios são fabricados em Portugal e os lenços são cosidos à mão por mãos experientes.

www.natachaduarte.com



PROJETO REMIX
O reMix é um projeto de cariz interventivo, sedeado no Bairro do Armador - Chelas, que tem como principal objetivo a capacitação da comunidade envolvente. Para tal, foi concebida uma oficina de Eco-design, com o intuito de estabelecer um canal de comunicação entre 5 moradores locais e designers profissionais, os quais projetaram peças de design, sob a óptica do reaproveitamento de materiais de desperdício industrial. A implementação da oficina, a concepção das peças e a sua comercialização têm contribuído para a concretização de um negócio social, o qual prima pela essência do design social.

www.projectoremix.com



SAYMYNAME
A marca Portuguesa Saymyname foi criada pela designer de moda Catarina Sequeira, formada pela escola de moda Gudi, no Porto. Depois de iniciar a sua carreira como assistente de criação e responsável de produção para as marcas Lady Soul e Homecore, Catarina trabalhou 10 anos com o designer Luís Buchinho, como assistente criativa e responsável de produção e distribuição.

 Em 2002, desenvolveu uma mini coleção para a loja ModaLisboa Design, inserida no projeto LAB design para jovens designers, mas foi em 2007 que lançou a marca para o mercado global com coleções sazonais. Em 2011 começou a sua representação no mercado asiático e Médio Oriente através de um showroom e gabinete de imprensa em Hong Kong. Em outubro do mesmo ano integrou a plataforma LAB da ModaLisboa – Lisboa Fashion Week, onde apresenta, desde então, as suas coleções.

www.saymyname.pt




MY DAY


6 e 7 de JULHO - ALEXANDRA MOURA
Natural de Lisboa, Alexandra Moura formou-se no IADE, especializando-se em Projetos de Design de Moda. Iniciou a sua carreira nos ateliers de design de Ana Salazar e José António Tenente e em 2000 apresentou a sua primeira coleção a solo. Desde abril de 2002, apresenta sazonalmente as suas coleções na ModaLisboa – Lisboa Fashion Week e colabora frequentemente na criação de fardas para hotéis, restaurantes e lojas e no desenvolvimento de figurinos para espetáculos de dança. Em 2012, abriu a sua primeira loja / atelier, "Alexandra Moura Ma+s", na Rua Dom Pedro V nº77, no Príncipe Real, Lisboa. Alexandra Moura é a única Designer Portuguesa a integrar os livros “Atlas of Fashion Designers” (2009); ”Mapa da Moda Contemporânea” (2011) e ”Fashion Design Sourcebook” (2011).



8 e 9 de JULHO - FILIPE FAÍSCA
Filipe Faísca licenciou-se em Design de Moda pelo I.A.D.E., em 1989. Ainda enquanto estudante, participou nas Manobras de Maio, no Largo do Século, em Lisboa. Em 1991, apresentou a sua primeira coleção na ModaLisboa. No ano seguinte inaugurou o seu atelier. Desde então, e a par do desenvolvimento de coleções de atelier, tem‐se dedicado à criação de guarda-roupas para teatro, ópera, ballet e cinema. Desenvolve ainda fardas para vários hotéis, restaurantes (Bica do Sapato, entre outros) e discotecas (Lux, entre outras).
Depois de um interregno de 14 anos, Filipe Faísca regressou à passerelle da ModaLisboa em outubro de 2006, onde passou a apresentar sazonalmente as suas coleções.



10 e 11 de JULHO | 18H-21H - MARIAMACOMK
Tecidos estampados africanos, lenços, acessórios e muito mais.



12 e 13 de JULHO - WHITE TENT
A marca White Tent foi criada em 2007 pela designer russa Evgenia Tabakova e pelo português Pedro Noronha-Feio, licenciados pela Central Saint Martins School e London College of Fashion, respetivamente. Integrando desde a sua criação o calendário da ModaLisboa – Lisboa Fashion Week, a White Tent tem apostado fortemente na manipulação dos padrões de corte e na utilização de materiais inovadores. A sua linguagem desenvolve-se no sentido de se tornar uma discreta exploração de conceitos de design. Conscientes do impacto que a moda tem no meio ambiente e na vida das pessoas, Evgenia Tabakova e Pedro Noronha-Feio acreditam na sua responsabilidade social e estão a estudar formas de tornar a White Tent uma marca com práticas ambientalmente sustentáveis.



14 de JULHO - DINO ALVES
Natural de Anadia, Dino Alves formou-se em Pintura na Escola Superior Artística do Porto, fez um curso profissional de fotografia no INEF e depois de uma passagem pela Cinemateca Portuguesa, acabou por enveredar pela área da moda, conquistando o título de “Enfant-terrible da Moda Portuguesa”. O seu primeiro desfile ocorreu nas “Manobras de Maio” de 1994 e a partir de maio de 1997 passou a apresentar regularmente as suas coleções na ModaLisboa – Lisboa Fashion Week. Desde então, além das suas coleções sazonais, tem desenvolvido figurinos para diversos espetáculos de dança e teatro, assim como guarda-roupas para publicidade, eventos de moda e lançamentos de produtos. Um stylist por excelência, Dino Alves colabora também em vários projetos de conceção de imagem. Em 2011, abriu o seu novo atelier na baixa de Lisboa, na Rua da Madalena, 91 - 1º Dto.


Sem comentários: