Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






sexta-feira, 10 de outubro de 2014

SANGUE NOVO | OLGA NORONHA


COLEÇÃO VERÃO 2015

DOWNLOAD PRESS RELEASE >


À CONVERSA COM OLGA NORONHA

Daily ModaLisboa - O que representa para si integrar o desfile Sangue Novo da ModaLisboa?
Olga Noronha - O tipo de iniciativas como o Sangue Novo permitem aos jovens designers a possibilidade de poderem expor a sua "arte" num ambiente seletivo e altamente profissional. É uma hipótese única de nos integrarmos no mundo da moda, no mais importante evento de Portugal nesta área. É por esta razão que, como designers, ao nos ser dado o privilégio de termos as nossas coleções apresentadas neste tipo de eventos, dá azos a que sejamos foco de grandes atenções, marcando assim a nossa posição e identidade neste meio. São estas as razões que levarão os jovens a quererem criar mais e melhor. Para mim, representa mais uma grande oportunidade e um voto de confiança.

- O que a inspirou e quais as suas propostas para o verão 2015?
Aurora Burealis SS15, é uma coleção inspirada no fenómeno ótico observado nos céus noturnos das regiões polares. Este fenómeno acontece pela decorrência da colisão entre partículas solares electricamente carregadas e poeira espacial aquando da entrada no campo magnético da atmosfera terrestre. Assim, numa tentativa de reinterpretar este fenómeno, desta vez adaptado ao corpo, são nesta coleção utilizados leds e fibra óptica, de forma a recriar as mágicas luzes dançantes e, através da dicotomia luz-escuro, é sugerida uma total leveza e fluidez de movimento, onde o pontilhismo iluminado que define o contorno das pecas e do corpo, confere a imprevisível sensação de levitação.

- Projetos para o futuro?
A longo prazo, tentar chegar o mais alto possível em diferenciações curriculares. Ambição não me falta e sou 100% apologista do “lutar para vencer” porque, afinal, “quem corre por gosto não cansa”. Neste momento, um dos principais objetivos é, através da investigação artístico-científica do meu doutoramento, defender que o corpo se pode adaptar a materiais e formas distintas do que já é utilizado, sendo assim personalizado e quase que “redesenhado”, tornando-se ainda mais belo, depois de “reparado”.
A relativamente curto prazo, em dezembro, apresentarei uma exposição com a coleção “Cospus In Claustrum”, disposta como instalação luminosa numa igreja do séc. XVII no Porto, juntamente com um ciclo de conferências com ilustres convidados, que abordarão temas relacionados com a arte e a religião. Nesse mesmo mês, inaugurará também o Museo del Gioiello – Vicenza, onde estará por dois anos exposto o Colar Cervical de Filigrana, na sala New Scenarios, com curadoria de Aldo Bakker.



Defina o seu trabalho em 3 palavras: Ousado; Conceptual; Ditirâmbico

3 principais fontes de inspiração: A mente; O corpo; A alma

Peça de roupa que não pode faltar no seu guarda-roupa: Saia travada

Cor favorita: Vermelho

Cor que jamais usaria: Nenhuma

Ícone de estilo feminino: Daphne Guinness

Ícone de estilo masculino: Aiden Shaw

Se não fosse designer de joias, gostaria de ser: Não coloco essa hipótese sequer!

Lema de vida: “Quem corre por gosto não cansa”; “Sky is the limit”

Hobby: Encaro o meu trabalho como um hobby

Melhor livro: “The Prosthetic Impulse”, Smith, M. and J. Morra

Melhor filme: "Angel-A", Luc Besson

Melhor viagem: Kyoto, Japão



DESFILE


FOTOGRAFIAS: RUI VASCO



Sem comentários: