Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






sábado, 13 de outubro de 2012

LIDIJA KOLOVRAT


COLEÇÃO VERÃO 2013

DOWNLOAD PRESS RELEASE >



EM CONVERSA COM LIDIJA KOLOVRAT

Daily ModaLisboa - Qual considera ser o ADN da sua marca?
Lidija Kolovrat – A minha principal preocupação é a qualidade, uma exigência de técnica, de material, de cor, de conceito, porque além do vestuário, eu pretendo transmitir a sua relação com o corpo, no sentido em que a roupa representa as pessoas. Quando faço roupa represento pessoas.

- Qual a peça de vestuário que nunca pode faltar nas suas coleções?
Eu não tenho um esquema que sigo em todas as coleções. Cada coleção tem a sua própria inspiração e portanto a sua peça elemento. Uma coleção é como uma árvore: nasceu na Tailândia, tem tantas folhas, portanto é um produto do sentimento no momento. Mas claro que há um esquema e uma experiência que influenciam as minhas opções.

- Considera que a Moda pode afetar o modo como uma pessoa se sente ou atua?
Claramente. Quando eu faço uma peça por medida para uma pessoa em particular, eu considero muito o modo como essa pessoa se sente e como vai vestir essa peça. Porque se vestimos uma peça vamos andar de uma forma, se vestimos outra, andamos de outro modo. A forma e o movimento de uma peça de roupa pode influenciar muito o nosso modo de estar.

- O que a inspirou nesta estação?
O que me inspirou foi a arte de Namban, que os portugueses levaram numa missão ao Japão no século XVI. Mas a minha perspetiva não está relacionada com factos históricos: eu tenho que ter um paradoxo e uma pesquisa que inverta os elementos. A coleção tem como título “A Priest is going to a Wild Party” e se num momento a inspiração era a arte de Namban, no outro momento revelou-se outra: fomos pesquisar a cruz como símbolo, e descobrimos que a cruz faz uma casa. Eu gosto de ‘iconizar’ e ‘desiconizar’ as coisas e Portugal é muito influenciado pela cultura católica. O símbolo da cruz fala muito alto e para mim o trabalho de um artista é desmistificar esse simbolismo, analisá-lo de uma forma profunda e saber qual é a sua origem e a sua força.

- Que propostas vai apresentar nesta edição da ModaLisboa?
Nesta estação trabalhámos muito drapeados integrados e volumes sobre peças planas. Há um aglomerado de linguagens.

- A quem dedica esta coleção?
Dedico esta coleção à minha equipa e ao seu esforço e empenho.



DESFILE























Sem comentários: