Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 11 de junho de 2015

TRIBUTO A MADAME CARVEN


Carmen de Tommaso, mais conhecida como Madame Carven, faleceu no passado dia 8 de junho, em Paris. A criadora de moda francesa, contemporânea de Christian Dior, Pierre Balmain e Hubert de Givenchy, tinha 105 anos e dedicou toda a sua vida à moda. “A Alta Costura trouxe-me felicidade, foram os melhores anos da minha vida”, afirmou a criadora por ocasião do seu 100º aniversário, em 2009.

Madame Carven lançou a sua marca de Alta Costura em 1945, alcançando rapidamente a notoriedade num mundo essencialmente dominado pelos homens. As suas criações eram mais juvenis do que as de muitos dos seus colegas costureiros, e eram feitas a pensar nas mulheres de baixa estatura, como ela.

Carven foi uma das primeiras casas de Alta Costura a lançar uma linha de pronto-a-vestir. Vestiu estrelas como Edith Piaff, desenhou uniformes para a companhia de aviação Air France e para os atletas franceses que competiram nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976. Tornou-se uma das marcas favoritas em França e em todo o mundo pelas suas famosas fragrâncias, entre as quais se destaca “Ma Griffe”.

Madame Carven abandonou o mundo da moda em 1993, recebendo pouco depois a Ordem Nacional da Legião de Honra francesa. As suas linhas clean e formas simples foram a base para o lançamento, em 2008, da marca contemporânea Carven, composta por coleções de pronto-a-vestir femininas com preços mais acessíveis. Dirigida pelo jovem designer Guillaume Henry, a marca atraiu várias celebridades, incluindo Alexa Chung e Victoria Beckham.

Em março de 2015, Alexis Martial e Adrien Caillaudaud assumiram a direção criativa da marca, após a saída de Guillaume Henry para a Nina Ricci. Aos dois designers cabe agora a tarefa de dar continuidade ao legado inovador da marca francesa.

Sem comentários: